Analise os instrumentos que o poder público municipal conta...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, precisamos entender os instrumentos que o poder público municipal pode utilizar para estabelecer áreas verdes urbanas. Esses instrumentos são fundamentais para promover a sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades.
O tema central da questão envolve a gestão e planejamento urbano em consonância com a legislação ambiental, particularmente o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012). A questão pede para identificar a alternativa que não condiz com os instrumentos disponíveis para essa finalidade.
Vamos analisar cada alternativa:
A - O exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes. Essa alternativa está correta. O direito de preempção é um instrumento que permite ao poder público adquirir áreas de interesse ambiental antes que estas sejam vendidas a terceiros, garantindo a preservação dos remanescentes florestais.
B - A transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas. Esta alternativa também é válida. As Reservas Legais podem ser integradas ao planejamento urbano para formação de áreas verdes, desde que respeitem as normas de proteção ambiental.
C - O estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura. Essa alternativa está correta. É comum que o poder público exija a destinação de parte das áreas de novos empreendimentos para a criação de áreas verdes, contribuindo para a qualidade ambiental urbana.
D - Aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental. Esta alternativa é correta. Recursos de compensação ambiental podem ser usados para criar ou manter áreas verdes, em consonância com o desenvolvimento sustentável.
E - Conversão de vegetação nativa para uso alternativo do solo no imóvel rural que possuir área abandonada. Esta é a alternativa incorreta e, portanto, a resposta correta para a questão. A conversão de vegetação nativa para outros usos não condiz com a criação de áreas verdes urbanas, pois implica na eliminação de vegetação em vez de sua preservação ou criação.
Em resumo, a alternativa E está incorreta porque propõe uma ação contrária aos objetivos de preservação e ampliação de áreas verdes, que é justamente o tema central da questão.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: letra E.
Lei 12651/2012(código florestal)
Art. 25. O poder público municipal contará, para o estabelecimento de áreas verdes urbanas, com os seguintes instrumentos:
(LETRA A)I - o exercício do direito de preempção para aquisição de remanescentes florestais relevantes, conforme dispõe a Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001;
(LETRA B)II - a transformação das Reservas Legais em áreas verdes nas expansões urbanas
(LETRA C)III - o estabelecimento de exigência de áreas verdes nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura; e
(LETRA D)IV - aplicação em áreas verdes de recursos oriundos da compensação ambiental.
(LETRA E)Art. 28. Não é permitida a conversão de vegetação nativa para uso alternativo do solo no imóvel rural que possuir área abandonada. (Vide ADIN Nº 4.901)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo