Assinale a opção correta acerca da literatura brasileira.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q196519 Literatura
Assinale a opção correta acerca da literatura brasileira.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

A alternativa correta é a A. Clarice Lispector é uma autora renomada na literatura brasileira, conhecida por sua profundidade psicológica e uso de técnicas literárias como o monólogo interior e o fluxo de consciência. Essas técnicas permitem ao leitor ter acesso direto aos pensamentos e sentimentos das personagens, muitas vezes em detrimento de um enredo tradicional. A obra de Clarice é um verdadeiro mergulho na vida introspectiva, explorando de maneira visceral as complexidades da mente humana.

Alternativa B: Essa alternativa está incorreta. Érico Veríssimo é conhecido pela obra O Tempo e o Vento, que é uma saga sobre a formação do Rio Grande do Sul e não sobre a floresta amazônica ou a vida dos ribeirinhos do norte brasileiro. Ele narra a histórica colonização do sul do Brasil, abordando conflitos e questões sociais da região.

Alternativa C: Esta alternativa também está incorreta. Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, não trata dos problemas dos retirantes nordestinos. A obra é um profundo estudo da alma humana sob a forma de um romance que se passa no sertão mineiro. Foca em temas filosóficos e metafísicos, como o bem e o mal, mas não retrata a seca ou a falta de trabalho do nordeste.

Alternativa D: Também está incorreta. A tradição de romances regionalistas no Brasil não foi inaugurada por Fogo Morto de José Lins do Rego. Além disso, essa obra não trata da grande seca de 1915. Fogo Morto é sobre o declínio de um engenho de açúcar na Paraíba. A tradição regionalista tem raízes mais profundas, remontando ao final do século XIX, com obras como O Sertanejo de José de Alencar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O objetivo de Clarice, em suas obras, é o de atingir as regiões mais profundas da mente das personagens para aí sondar complexos mecanismos psicológicos. É essa procura que determina as características especificas de seu estilo.
O enredo tem importância secundária. As ações - quando ocorrem - destinam-se a ilustrar características psicológicas das personagens. São comuns em Clarice histórias sem começo, meio ou fim. Por isso, ela se dizia, mais que uma escritora, uma "sentidora", porque registrava em palavras aquilo que sentia. Mais que histórias, seus livros apresentam impressões.

Predomina em suas obras o tempo psicológico, visto que o narrador segue o fluxo do pensamento e o monólogo interior das personagens. Logo, o enredo pode fragmentar-se. O espaço exterior também tem importância secundária, uma vez que a narrativa concentra-se no espaço mental das personagens. Características físicas das personagens ficam em segundo plano.

http://www.brasilescola.com/biografia/clarice-lispector.htm
Acertei por ter absoluta certeza que era a A, mas fiquei em dúvida na C também

Clarice Lispector remete a introspecção, logo a alternativa A é certa.

CLARICE, LETRA A. Mas pra quem ficou na duvida sobre a LETRA C, grande serão veredas acontece no norte mineiro, mas não deixa de ser o nordeste(geoclimaticamente falando). O que muda é que não é uma estória de retirantes. A questão tentou confundir o candidato com vidas secas de graciliano ramos.

a) Em seus romances, Clarice Lispector serviu-se do monólogo interior e do fluxo de consciência, em detrimento do enredo, para traduzir seu mergulho visceral na vida introspectiva. CERTA

b) Érico Veríssimo, com a saga O tempo e o vento, inaugura a epopeia regional da floresta amazônica e da vida dos ribeirinhos no norte brasileiro. ERRADA (epopeia reginal do Rio Grande do Sul, sul brasileiro)

c) Em Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa, destacam-se os problemas dos retirantes nordestinos expulsos de suas terras pela seca e pela falta de trabalho. ERRADA (destacam-se os problemas dos jagunços no sertão de Minas Gerais. João Cabral de Melo Neto que retratou os problemas dos retirantes nordestinos expulsos de suas terras pela seca em "Morte e Vida Severina: Um auto de Natal Pernambucano".

d) A tradição de romances regionalistas é inaugurada com a obra Fogo morto, de José Lins do Rego, cuja temática consiste na grande seca de 1915, ocorrida no nordeste brasileiro. ERRADA (Essa temática é abordada por Rachel de Queiroz em "O Quinze"). 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo