Christophe Dejours ocupa-se de questões relativas à relação ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - cognição
Christophe Dejours é um importante autor na área de Psicologia do Trabalho, especialmente conhecido por suas contribuições sobre a relação entre saúde mental e o trabalho. Ele destaca como as novas formas de organização do trabalho podem levar a patologias específicas. A questão aborda um tipo de transtorno que afeta a capacidade do adulto de distinguir aquilo que é bom do que é ruim, o que é justo do que é injusto, e o que é verdade do que é falso na própria natureza do trabalho. Esse tipo de transtorno está relacionado diretamente à cognição.
Justificativa para a alternativa correta:
Os transtornos cognitivos envolvem dificuldades no processamento de informações, julgamento e tomada de decisões. No contexto do trabalho, isso significa que o trabalhador perde a capacidade de avaliar corretamente as situações, distinguindo entre o correto e o incorreto, o justo e o injusto, o verdadeiro e o falso. Essas dificuldades cognitivas são exatamente o que Christophe Dejours descreve em relação a patologias decorrentes das novas formas de trabalho.
Justificativa para as alternativas incorretas:
A - sobrecarga: A sobrecarga refere-se ao excesso de trabalho ou de responsabilidades, que pode levar ao estresse e ao esgotamento, mas não está diretamente relacionada à dificuldade de julgamento entre o que é bom ou ruim, justo ou injusto.
B - contexto: O contexto do trabalho pode influenciar a saúde mental, mas a questão específica não se refere a mudanças no ambiente ou na estrutura do trabalho, e sim à capacidade cognitiva de discernimento do trabalhador.
C - emoção: As emoções são reações afetivas que podem influenciar o comportamento e a saúde mental, mas a questão foca na habilidade de discernimento cognitivo, não emocional.
E - percepção: A percepção é a habilidade de interpretar estímulos sensoriais, que pode estar relacionada à cognição, mas a questão trata de discernimento e julgamento, que são funções cognitivas mais amplas e complexas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Entrevista com Dejours - Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., IV, 3, 158-163
Revisar
Transtorno de cognição
não distinguir aquilo que é bom do que é ruim, o que é justo do que é injusto, e mesmo aquilo que é verdade daquilo que é falso na própria natureza do trabalho
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo