De acordo com as recomendações da SOBED, pelo maior risco d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088555 Medicina

A endoscopia sem sedação é praticada em vários países, mas, geralmente, no Brasil, a maioria dos procedimentos endoscópicos é realizada com o paciente sob sedação consciente. O conhecimento das comorbidades do paciente orienta a escolha do tipo de sedação e medicações, no intuito de reduzir eventos adversos cardiorrespiratórios graves.

(Endoscopia Gastrointestinal – Sedação: conceitos, riscos e comorbidades. Sociedade Brasileira de Endoscopia – SOBED – 2017.)

De acordo com as recomendações da SOBED, pelo maior risco de crise convulsiva e mioclonia, deve-se evitar, em pacientes nefropatas e hepatopatas crônicos, a sedação com:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão é sobre qual medicamento deve ser evitado em pacientes nefropatas e hepatopatas crônicos durante a sedação para um procedimento endoscópico, devido ao maior risco de crise convulsiva e mioclonia. A resposta correta é Meperidina (opção C). A Meperidina é um tipo de medicamento opioide usado para alívio da dor. Em pacientes com doença renal crônica (nefropatia) ou doença hepática crônica (hepatopatia), o uso de meperidina pode levar a um aumento da meperidina neurotóxica, um metabólito chamado normeperidina, que pode causar efeitos colaterais graves, como convulsões e mioclonia. Portanto, para reduzir o risco de eventos adversos graves, a meperidina deve ser evitada nesses pacientes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo