Conforme o Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a ed...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q659063 Pedagogia

Conforme o Decreto Nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005, a educação a distância caracteriza-se “como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. Sobre as disposições previstas na legislação para esta modalidade educacional, analise as proposições a seguir.

I. A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais está prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliação dos estudantes.

II. A educação profissional pode ser oferecida a distância com exceção dos cursos técnicos de nível médio.

III. A educação a distância deve obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais.

IV. O SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) não se aplica à educação a distância, pois existe um sistema específico para a avaliação dos cursos oferecidos nesta modalidade.

V. Os cursos de educação a distância poderão ser implementados para oferta enquanto aguardam a autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - I e III.

A questão pede para analisarmos as proposições sobre a educação a distância conforme o Decreto Nº 5.622/2005, e identificar quais estão corretas. Vamos discorrer sobre cada uma das proposições corretas da alternativa D:

I. A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais está prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliação dos estudantes.

Esta afirmação é verdadeira e reflete o que o Decreto estabelece. A educação a distância (EAD) possui características próprias que envolvem metodologia, gestão e avaliação adaptadas para essa modalidade. Apesar da natureza a distância da EAD, o Decreto prevê a necessidade de momentos presenciais para avaliações, o que garante um controle de qualidade e confiabilidade no processo de avaliação dos estudantes.

III. A educação a distância deve obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais.

Esta proposição também está correta. O Decreto determina que a EAD, assim como a educação presencial, deve seguir as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo MEC. Isso assegura que a qualidade e os conteúdos ensinados na EAD sejam equivalentes aos da educação presencial e que atendam às exigências nacionais para cada nível de ensino.

Analisando as demais proposições que não compõem a resposta correta, temos:

II. A educação profissional pode ser oferecida a distância com exceção dos cursos técnicos de nível médio. Esta afirmação é falsa porque os cursos técnicos de nível médio também podem ser oferecidos na modalidade a distância, de acordo com a legislação.

IV. O SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) não se aplica à educação a distância, pois existe um sistema específico para a avaliação dos cursos oferecidos nesta modalidade. Está incorreta porque o SINAES também se aplica à educação a distância, garantindo que haja um sistema de avaliação unificado para a educação superior, independente da modalidade.

V. Os cursos de educação a distância poderão ser implementados para oferta enquanto aguardam a autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino. Esta proposição é falsa. Os cursos de educação a distância precisam da autorização prévia dos órgãos competentes para serem oferecidos, conforme a legislação educacional em vigor.

Portanto, com base na análise das afirmações e nos conhecimentos sobre a legislação da educação a distância, concluímos que a alternativa que apresenta apenas as proposições corretas é a D - I e III.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

(C) I. A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais está prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para avaliação dos estudantes.


(E) II. A educação profissional pode ser oferecida a distância com exceção dos cursos técnicos de nível médio.


(C) III. A educação a distância deve obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais.


(E) IV. O SINAES (Sistema de Avaliação da Educação Superior) não se aplica à educação a distância, pois existe um sistema específico para a avaliação dos cursos oferecidos nesta modalidade.


(E) V. Os cursos de educação a distância poderão ser implementados para oferta enquanto aguardam a autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino.  

I (Correto)  Art. 1º § 1º A educação a distância organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação peculiares, para as quais deverá estar prevista a obrigatoriedade de momentos presenciais para: 

     I - avaliações de estudantes; 

     II - estágios obrigatórios, quando previstos na legislação pertinente; 

     III - defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente; e 

     IV - atividades relacionadas a laboratórios de ensino, quando for o caso. 

II (Errado)  Art. 2º A educação a distância poderá ser ofertada nos seguintes níveis e modalidades educacionais: 

    I - educação básica, nos termos do art. 30 deste Decreto; 

     II - educação de jovens e adultos, nos termos do art. 37 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996; 

     III - educação especial, respeitadas as especificidades legais pertinentes; 

 IV - educação profissional, abrangendo os seguintes cursos e programas: 

a)técnicos, de nível médio; e

b)tecnológicos, de nível superior;

III (Correto) Art. 13. Para os fins de que trata este Decreto, os projetos pedagógicos de cursos e programas na modalidade a distância deverão: 

     I - obedecer às diretrizes curriculares nacionais, estabelecidas pelo Ministério da Educação para os respectivos níveis e modalidades educacionais; 

IV (Errado) Art. 16. O sistema de avaliação da educação superior, nos termos da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, aplica-se integralmente à educação superior a distância. 

A lei 10.861 institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

V (Errado) Art. 18. Os cursos e programas de educação a distância criados somente poderão ser implementados para oferta após autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo