Considerando que a ecoendoscopia pode ser muito útil no est...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088564 Medicina

Considerando que a ecoendoscopia pode ser muito útil no estadiamento de neoplasias pulmonares do tipo não pequenas células, especialmente com a utilização da punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassom endobrônquico (EBUS-FNA), analise as situações clínicas a seguir.


I. Paciente AMN, 60 anos, com diagnóstico de carcinoma de células escamosas de pulmão e com linfonodomegalia mediastinal visualizado no PET-TC.


II. Paciente TRL, 62 anos, com diagnóstico de carcinoma de células escamosas pulmonares de localização central, sem linfonodomegalia mediastinal.


III. Paciente MBS, 67 anos, com diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão, com linfonodomegalia ipsilateral hilar, sem linfonodomegalia mediastinal.


De acordo com as orientações do II Consenso Brasileiro de Ecoendoscopia, recomenda-se a realização de EBUS-FNA em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A: I, II e III. A ecoendoscopia pode ser muito útil no estadiamento de neoplasias pulmonares do tipo não pequenas células, especialmente com a utilização da punção aspirativa por agulha fina guiada por ultrassom endobrônquico (EBUS-FNA). O EBUS-FNA é uma técnica que permite a obtenção de amostras para análise citológica dos nódulos ou linfonodos mediastinais, com maior precisão e segurança. Nesse sentido, o II Consenso Brasileiro de Ecoendoscopia recomenda a realização de EBUS-FNA em todos os pacientes com neoplasias pulmonares do tipo não pequenas células, independentemente da presença ou ausência de linfonodomegalia mediastinal. Portanto, todas as situações clínicas descritas no enunciado (I, II e III) são passíveis de indicação de EBUS-FNA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo