A legislação vigente para a Educação Profissional Técnica de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q659065 Pedagogia

A legislação vigente para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio propõe uma ressignificação das relações entre educação e formação profissional. De acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11 de 09 de maio de 2012, essa mudança paradigmática tem origem na evolução tecnológica e nas tensões decorrentes das lutas sociais.

(BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2012, de 09 de maio de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Brasília: 2012.)

Com base nesse Parecer, o desafio principal da Educação Profissional hoje é

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A - proporcionar a formação integral do sujeito, superando as dicotomias impostas pela divisão social do trabalho.

A resposta correta indica que o desafio principal da Educação Profissional, de acordo com o Parecer CNE/CEB Nº 11/2012, é proporcionar a formação integral do sujeito. Isso significa que a educação não deve se limitar apenas a preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, mas também contribuir para o desenvolvimento pleno de suas capacidades enquanto cidadão, com habilidades e conhecimentos que transcendam a sua atuação profissional.

A legislação e as diretrizes mencionadas buscam superar as dicotomias, ou seja, as divisões rígidas entre educação geral e educação profissional, que tradicionalmente separavam o ensino com um olhar mais humanístico do ensino técnico voltado para o mercado de trabalho. A formação integral, portanto, é aquela que integra as competências técnicas com as competências sociais, culturais, científicas e tecnológicas, visando um desenvolvimento harmonioso do indivíduo em todos os aspectos.

Essa abordagem contrasta com políticas assistencialistas ou com a ideia de ajustar a formação exclusivamente às demandas do mercado (alternativa C), que pode resultar em uma formação limitada e descontextualizada. Também se opõe à simples reprodução de mão de obra para execução de tarefas (alternativa D) ou à manutenção de um sistema educativo que perpetue a desigualdade social (alternativa E).

Este enfoque na formação integral está alinhado com uma visão contemporânea de educação que reconhece o papel do indivíduo como protagonista na sociedade e no mundo do trabalho, e não apenas como um agente passivo que responde às necessidades do mercado. Ao buscar a superação das dicotomias, o desafio é promover uma educação que seja relevante, crítica e que propicie oportunidades iguais de desenvolvimento para todos, contribuindo assim para uma sociedade mais justa e equitativa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a)

proporcionar a formação integral do sujeito, superando as dicotomias impostas pela divisão social do trabalho. 

Por muito tempo a educação profissional foi ( e ainda é vista), em certa medida, como educação que visa apenas a formação de mão de obra. A LDB atual e as demais diretrizes estabelecem uma visão mais ampla da formação do sujeito, isto é, a formação integral. Item a).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo