Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposiçõe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q204099 História
Em relação ao Período Colonial do Brasil, leia as proposições abaixo:

I Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias.

II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 – 1553).

III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente.

IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário do Gabarito:

Analisando as alternativas em detalhe, podemos compreender a razão pela qual cada uma das proposições é considerada correta:

  • Capitanias Hereditárias: De fato, Portugal optou por um modelo de colonização em que o ônus foi transferido para particulares, que receberam grandes faixas de terra em sistema de capitanias hereditárias. Essa estratégia visava a ocupação e administração do território colonial com menor custo direto para a coroa portuguesa.
  • Sistema de Governo Geral: A criação do Governo Geral constituiu uma tentativa de centralizar e fortalecer a administração colonial, oferecendo uma estrutura de governança mais coerente e eficaz em comparação ao sistema anterior das capitanias hereditárias. Tomé de Sousa foi, de fato, o primeiro governador-geral do Brasil.
  • Decadência do comércio no Oriente: A dificuldade de Portugal em manter seu domínio comercial no Oriente foi um dos motivos que impulsionaram o interesse pela colonização do Brasil, buscando novas fontes de riqueza e comércio.
  • Economia açucareira: A caracterização da economia açucareira no Brasil colonial como baseada em grandes propriedades (latifúndios), monocultura do açúcar e utilização intensiva de mão de obra escrava reflete com precisão o modelo produtivo da época.

Considerando que todas as proposições estão corretas, a alternativa selecionada no gabarito é a letra E - Todas as alternativas estão corretas. Isso reafirma a complexidade e a riqueza dos eventos e decisões que moldaram o início do período colonial brasileiro.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: E

I Como Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia americana, resolveu transferir o ônus da colonização para particulares, dividindo o território brasileiro em Capitanias Hereditárias. 

1 > Devemos lembrar que enquanto a Espanha achou ouro e duas civilizações, ou resquícios como a dos maias, astecas e quíchuas (incas) Portugal não as encontrou e consequentemente não achou ouro de início, tendo de inventar uma atividade econômica para manter a posse do território (economia açucareira). Por aí podemos analisar que ela não tinha recursos financeiros. Analisando a tentativa de escravização dos índios (negros da terra) vemos que também os portugueses não dispunham de mão-de-obra, indo se servir na África de mão-de-obra escrava - onde a coroa também lucrava com a venda.


II O Sistema de Governo Geral trouxe maior centralização à administração colonial. O primeiro governador geral do Brasil foi Tomé de Sousa (1549 – 1553). 
1 > De fato só duas capitais hereditárias deram certo > São Vicente e Pernambuco. Saber que o primeiro governador geral foi Tomé de Sousa é só decorando mesmo.

III Entre os motivos que levaram Portugal a querer colonizar o Brasil, podemos citar a decadência do comércio português no Oriente. 
1 > Observe que fala "entre os motivos" e que não limitar a "único motivo" ou "maior motivo"... então beleza!
2 > É de se pensar que a própria abertura de novas rotas comerciais por Portugal e Espanha advém do fechamento da rota do mediterrâneo pelos muçulmanos falindo com os portos de Gênova e Veneza que foram prestar serviços à Portugal e Espanha.


IV A estrutura da economia açucareira do Brasil neste período era composta por: grandes propriedades, monocultura, mão-de-obra escrava, entre outros. 
1 > características do PLANTATION: escravagista, monocultora e latifundiária...ao contrário da propriedade da região das áreas de colonização no sul do Brasil, por exemplo que eram livre/familiar, multicultora/de subsistência e minifundiária.
Analisando:

I -  Portugal não tinha recursos próprios para implantar um sistema administrativo na sua colônia, logo resolveu implantar um sistemas que deu certo nas ilhas do atlântico logo portugal decidiu dividir o Brasil em grandes faixas de terras, eram as Capitanias Hereditárias. CORRETA

II - Sim, depois do fracasso do modelo de governo das Capitanias Hereditárias, que nao deu certo por causa da falta de recursos dos donatários, terra ruim em algumas regiões, ataques de índios hostis e pirataria, Portugal resolve implantar o novo tipo de governo, que era o Governo-Geral, que centralizava a administração política a fim de inibir o poder quase absoluto dos dona´taios e impor as ordens do rei. Para isso, ocupou a estratégica capitania de Todos os Santos ( Bahia ) e lá montou a sede do Governo-Geral do Brasil, Contava com ajuda de três instâncias administrativas:
           Provedor-mor: encarregado das finanças
           Ouvidor-mor:   encarregado dos negócios da justiça
           Capitão-mor:   encarregado dos assuntos militares
     
       Logo o primeiro Governador-Gera foi Tomé de Sousa que governou o Brasil de (1549 - 1553), sua principal função no seu governo era combater a pirataria, e os índios hostis, incentivar a construção de novos engenhos e explorar a colônia atrás de riquezas. CORRETA

III - Sim, pois o mercado europeu estava de olho nas especiarias que aqui se encontravam, daí o interesse de Portugal em extrai-las, primeiro foi o Pau-Brasil, que entrou em declínio e foi substituido pela cana-de-açúcar, que era um produto que era muito desejado no comércio europeu. CORRETA


IV- Sim, pois para cultivar as especiarias que aqui se encontrava, precisavam de grandes pedaços de terras para cultivá-las, naquela época era a monocultura, (um só cultivo) que era a cana-de-açúcar e para extrai-lás necessitavam da mão-de-obra escrava, portanto CORRETA



REPOSTA: LETRA E (TODAS ESTÃO CORRETAS)


BONS ESTUDOS PESSOAL !!

PAULO.

mas tá facil:)

Ótima questão para fazer uma pequena revisão sobre esse assunto!

Questão ótima! Relembrei vários assuntos pertinente ao tema.

Foco PMBA 2019 ^^

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo