A transmissão dos conteúdos estruturados a partir de fora é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q659085 Pedagogia
A transmissão dos conteúdos estruturados a partir de fora é considerada uma “invasão cultural” ou “depósito de informação”, porque não emerge do saber popular. Textos de leituras, quando necessários, deverão ser redigidos pelo próprio educando, com a orientação do educador. Essa abordagem de educação, que tem como inspirador e divulgador Paulo Freire, caracteriza a tendência:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A - progressista libertadora.

A alternativa correta é a A - progressista libertadora, que está diretamente associada aos princípios pedagógicos propostos por Paulo Freire. Paulo Freire é um dos mais influentes pedagogos brasileiros e seus trabalhos enfatizam a importância da educação como prática de liberdade. Ele critica o modelo de educação bancária, onde o conhecimento é simplesmente depositado pelo educador no educando, sem qualquer processo dialógico ou crítico.

Freire defende uma abordagem educacional que valorize o saber prévio dos estudantes, integrando seus conhecimentos e experiências ao processo de aprendizagem. Esta perspectiva é conhecida por favorecer a conscientização e a transformação social, incentivando o educando a ser um sujeito ativo na construção do seu conhecimento.

Na visão freiriana, os textos e materiais didáticos devem ser elaborados de uma forma que dialogue com a realidade e as vivências dos alunos, e não serem impostos de forma autoritária. O educador orienta, mas quem constrói o conhecimento é o próprio educando. Assim, o processo educativo torna-se mais significativo e emancipador.

Esta tendência contrasta radicalmente com as demais opções apresentadas:

  • A liberal tecnicista (alternativa B) foca no ensino de habilidades específicas, visando atender as demandas do mercado de trabalho, onde o aluno é visto como um futuro trabalhador que precisa ser treinado.
  • A tradicional (alternativa C) é centrada na figura do professor como detentor do conhecimento, seguindo um ensino mais expositivo e memorístico.
  • A renovada não-diretiva (alternativa D) ou Escola Nova, apesar de também valorizar a experiência do aluno, possui um foco mais psicológico, onde o papel do professor é mais de um facilitador da aprendizagem do que um construtor.
  • E a progressista libertária (alternativa E) possui alguns elementos em comum com a libertadora, mas foca mais na autogestão educacional e na liberdade absoluta do aluno, sem a estruturação curricular típica de outras abordagens.

Portanto, a abordagem de educação que Paulo Freire inspirou e divulgou, a qual considera a transmissão de conteúdos estruturados externamente como uma invasão cultural e valoriza a construção do conhecimento a partir do saber popular, é a progressista libertadora.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Progressista liberal- Paulo Freire

Liberal tecnicista- Skinner, Bloom, watson

Tradicional-Jesuítas

Renovadas-Jonh Dewey

renovada não-diretiva- Carl Roger

Progerssista libertária- Freinet

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo