“Em 1.198, foi eleito Papa o cardeal Lotário Segni, então c...
(SOUZA, J. A. de C.R.; BARBOSA, João Morais. O reino de Deus e o reino dos Homens. As relações entre os poderes espiritual e temporal na Baixa Idade Média (da Reforma Gregoriana a João Quidort). Porto Alegre: EDPUCRS, 1997, p. 105)
Sobre Inocêncio III, o conflito entre os poderes espiritual e temporal na baixa idade média, identifique o item incorreto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Inocêncio III, eleito Papa em 1198, é uma figura histórica de grande importância, marcando profundamente o período da Baixa Idade Média com seu pensamento e atuação política.
Seu legado está presente em diversos escritos, sermões e cartas, que mais tarde foram incorporados ao Direito Canônico, consolidando-se como decretais.
Ao analisar o conflito entre os poderes espiritual e temporal durante seu pontificado, destacam-se os seguintes pontos:
- A - A plenitudo potestatis é uma doutrina que conferia ao Papa o direito de intervir em assuntos seculares, especialmente quando governantes violavam princípios divinos e canônicos.
- B - Inocêncio III enfatizou a primazia do poder espiritual sobre o temporal, reiterando a posição da Igreja como uma autoridade máxima.
- C - Ele expandiu o projeto político-religioso de seus predecessores, adaptando-o às necessidades e realidades de seu tempo.
- D - Ao se intitular vicarius Christi, ou vigário de Cristo, Inocêncio III reforçou a ideia de que o poder papal era derivado diretamente de Cristo, fortalecendo ainda mais sua autoridade espiritual e temporal.
A alternativa E, que menciona o declínio do poder secular do Papa devido a conflitos envolvendo Henrique IV Stufen e Aleixo III, é a incorreta. De fato, a influência e o poder exercidos por Inocêncio III foram significativos, e ele não sofreu um declínio de poder durante seu pontificado.
Portanto, a resposta correta é a alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo