No contexto de programação ágil XP, um débito técnico é de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215383 Engenharia de Software
No contexto de programação ágil XP, um débito técnico é descrito como o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E, que afirma que débito técnico é o total de desenvolvimento feito de maneira rápida e simples sem, às vezes, levar em consideração testes e arquitetura do sistema. Para compreender essa assertiva, é crucial entender o que é o débito técnico dentro do contexto da programação ágil XP (eXtreme Programming).

O conceito de débito técnico foi introduzido por Ward Cunningham e é uma metáfora usada no desenvolvimento de software para expressar o custo implícito de uma implementação mais simples e rápida que pode ser necessária no momento, mas que a longo prazo pode ter consequências negativas devido a uma menor qualidade do código ou estrutura do sistema. Pense nisso como uma "dívida" que eventualmente precisará ser "paga", ou seja, o código pode precisar ser refatorado ou os testes podem precisar ser refeitos para garantir que o sistema seja sustentável e mantenham sua integridade a longo prazo.

Resumindo, a alternativa correta (E) está correta porque captura a essência do débito técnico ao mencionar que o desenvolvimento é feito rapidamente, por vezes negligenciando práticas importantes como testes robustos e considerações de arquitetura, que são essenciais para a qualidade e manutenção a longo prazo do software.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Débito Técnico seria o gap entre o estado de um artefato técnico e como ele o seria em seu estado da arte. No ramo de desenvolvimento de software, é a medida de quanto uma deficiência técnica compromete o futuro do projeto e pode ser utilizado para antecipar problemas como bugs, baixa produtivadade, dificuldades com manutenção e dificuldades com transferência de tecnologia.
Isso exposto, o gabarito correto é a letra E de esfuziante.
debito tecnico é uma parte do codigo q não foi feita de forma adequada/padronizada q podera causar dificuldade em futuras manutenções.
O defeito é o efeito visível da baixa qualidade. O efeito, nem sempre visível, é o débito técnico. O débito técnico foi um termo cunhado para descrever o valor negativo de código escrito com baixa qualidade interna. Ao longo do tempo essa baixa qualidade vai cobrando o seu preço e tornando o time de desenvolvimento menos responsivo. 
Como o código fica cada vez mais difícil de manter, para continuar atendendo o cliente, os desenvolvedores desrespeitam, cada vez mais, bons padrões de desenvolvimento de software, em um ciclo que vai se retroalimentando, engessando o time de forma crescente, gerando insatisfação nos seus membros e também com os clientes

Matéria interessante que explana o assunto: http://bytesdontbite.com/2011/09/26/a-metafora-da-divida-tecnica/

Débito técnico é um termo usado para descrever a prática de escrever código de forma rápida, sem levar em conta a arquitetura do sistema ou a qualidade do código. É uma espécie de empréstimo que uma equipe de desenvolvimento faz consigo mesma, escolhendo fazer algo mais rápido, sabendo que isso pode resultar em problemas técnicos a serem resolvidos posteriormente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo