No anexo de riscos fiscais, serão avaliados os passivos cont...
Responsabilidade Fiscal (LRF) —, o anexo de metas fiscais e o
anexo de riscos fiscais comporão a Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO). Acerca do papel do anexo de riscos
fiscais, julgue o item a seguir.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
A questão aborda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), especificamente os anexos que compõem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para resolver essa questão, é crucial entender o papel dos anexos na LDO, principalmente o anexo de riscos fiscais. Esse anexo é responsável por avaliar os passivos contingentes e outros riscos que podem influenciar as finanças públicas, além de propor medidas para lidar com esses potenciais problemas caso eles se materializem.
Alternativa correta: C - certo
No anexo de riscos fiscais, conforme disposto na LRF, são avaliados os passivos contingentes e outros riscos que possam impactar as contas públicas. Este anexo também deve informar as providências a serem adotadas caso esses riscos se concretizem. Portanto, a descrição do papel do anexo na questão está correta, justificando a alternativa C como certa.
Por que a alternativa 'E - errado' está incorreta:
A alternativa 'E' estaria incorreta porque contradiz a função clara e específica do anexo de riscos fiscais, conforme definido pela LRF. O anexo de riscos fiscais realmente tem a função de avaliar passivos contingentes e outros riscos, além de informar medidas para lidar com esses riscos, mostrando que não há erro na afirmação da questão.
Conclusão: A alternativa correta é C - certo, pois a descrição do papel do anexo de riscos fiscais está de acordo com o que é estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 4º A lei de diretrizes orçamentárias atenderá o disposto no § 2º do art. 165 da Constituição e:
I - disporá também sobre:
§ 3º A lei de diretrizes orçamentárias conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
Os passivos contingentes podem ser definidos como dívidas cuja existência depende de fatores imprevisíveis, como os processos judiciais em curso e dívidas em processo de reconhecimento.
Bons estudos!!
Anexo de metas fiscais
Anexo à lei de diretrizes orçamentárias em que são estabelecidas metas anuais relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública.
Anexo de riscos fiscais
Anexo à lei de diretrizes orçamentárias em que são avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas.
em que diz que a Lei de Diretrizes Orçamentária conterá Anexo de Riscos Fiscais, onde serão
avaliados passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando
as providências a serem tomadas, caso se concretizem.
A FCC COPIOU E COLOU DA LRF (101/00)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo