Sete décadas depois − porção ínfima da história da humanidad...
Comenta-se com propriedade sobre o parágrafo acima, em seu contexto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A
Letra E: INCORRETA. O correto seria "à exceção de". (a crase é obrigatória em locuções prepositivas formadas por palavras femininas)
poxa, marquei a "E"
Correta letra "A", o trecho: "sete décadas depois - porção ínfima da história da humanidade" fornece ao autor propriedade para afirmar que em tão pouco tempo a humanidade teve uma perda de sentimentos para algo que foi tão marcante para a geração passada.
ínfima: pouco/insuficiente
revés: perda, infortúnio, fatalidade.
Alguém sabe dizer por que a D está incorreta?
Segundo as minhas constatações:
letra B) errada - pela leitura do texto não se pode depreender que essas expressões foram cunhadas pelos jornalistas. Poderia ter sido pelos líderes dos países da guerra, pelas pessoas que participaram ou assistiam ao confronto, etc...
letra C) errada - As palavras metamorfoseou-se e camuflada expressam valores distintos. A primeira parafraseia uma palavra usada como o fim do confronto (Dia da Vitória como Dia das Esperanças Perdidas); a segunda exprime o pós-guerra, as batalhas que prosseguiram no decorrer do tempo, mesmo considerando que a guerra havia acabado.
letra D) errada - "Os Aliados desvincularam-se, tornaram-se adversários." Acredito que o principal erro da questão é dizer que é uma consequência inevitável. Os aliados terem se desvinculado não quer dizer necessariamente que eles se tornariam adversários. Seria diferente dizer: Bebeu água e matou a sede (matar a sede é uma consequência inevitável de quem bebe água).
letra E) errada - como o amigo falou, o correto seria à exceção.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo