O crescimento da indústria e os ciclos de acumulação de cap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655795 Arquitetura
O crescimento da indústria e os ciclos de acumulação de capital, que caracterizaram os países centrais após as primeiras décadas do século XX, realimentaram a crença moderna no progresso. A continuada criação de riquezas e as demandas sociais urbanas refletiram-se na busca de qualificação dos espaços das cidades naqueles países. Esse contexto propiciou uma evolução do paisagismo, em sintonia com as visões de mundo emergentes. Entre os resultados dessa mudança está uma nítida preocupação com a oferta de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

O tema central desta questão é a compreensão das transformações urbanas e do paisagismo ocorridas no século XX, especialmente em resposta ao crescimento industrial e à acumulação de capital nos países centrais. Esses fatores influenciaram a maneira como os espaços urbanos foram projetados e qualificados, refletindo novas visões de mundo.

Resumo Teórico:

Durante o século XX, a industrialização e o aumento das demandas sociais urbanas levaram a uma busca por melhorar a qualidade dos espaços nas cidades. O paisagismo evoluiu para incorporar princípios que não apenas destacavam a estética, mas também visavam melhorar a qualidade de vida urbana. Segundo autores como Lewis Mumford, a transição para cidades mais modernas envolvia o planejamento consciente para criar ambientes urbanos mais saudáveis e funcionais. A qualidade espacial tornou-se uma preocupação central, com foco em áreas verdes, espaços públicos agradáveis e um ambiente urbano harmonioso.

Justificativa da Alternativa Correta: A - qualidade espacial

A escolha pela alternativa A está correta porque a questão se refere à evolução do paisagismo e à preocupação com a qualificação dos espaços urbanos. O conceito de qualidade espacial implica a criação de ambientes que atendem às necessidades funcionais e estéticas dos moradores, promovendo conforto, acessibilidade e beleza no espaço urbano. Esta preocupação é uma resposta direta às mudanças sociais e econômicas que exigiam cidades mais bem planejadas e agradáveis.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - projetos socioambientais: Embora importantes no contexto atual, os projetos socioambientais como os conhecemos hoje não eram a principal preocupação durante as primeiras décadas do século XX. Naquela época, o foco estava mais em atender às demandas urbanas básicas e em melhorar a qualidade espacial.

C - custos benefício adequado: Este conceito é mais relacionado à gestão econômica de projetos do que à evolução do paisagismo e urbanismo. A questão se refere mais à qualidade do espaço do que ao fator econômico diretamente.

D - jardins com iluminação: Apesar de a iluminação ser um componente dos espaços urbanos, esta alternativa é muito específica e não abrange a ideia mais ampla de qualidade espacial, que inclui uma variedade de elementos de design e funcionalidade.

E - vias de acesso para mobilidade: Embora a mobilidade seja um aspecto importante do planejamento urbano, a questão se concentra na qualidade espacial em um sentido mais amplo, que inclui mais do que apenas a infraestrutura de transporte.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Segundo os professores Luiz Pedro de Melo Cesar e Lúcia Cony Faria Cidade, no artigo IDEOLOGIA, VISÕES DE MUNDO E PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS NO PAISAGISMO. O crescimento da indústria e os ciclos de acumulação de capital, que caracterizaram os países centrais após as primeiras décadas do século XX, realimentaram a crença moderna no progresso. A continuada criação de riquezas e as demandas sociais urbanas refletiram-se na busca de qualificação dos espaços das cidades naqueles países. Esse contexto propiciou uma evolução do paisagismo, em sintonia com as visões de mundo emergentes. Entre os resultados dessa mudança está uma nítida preocupação com a oferta de QUALIDADE ESPACIAL. A transição está clara nas vertentes do paisagismo predominantes até a década de setenta. Ao lado de tendências ao resgate de signos e valores ligados aos grandes jardins do passado e à nostalgia da vida bucólica, coexistem claros movimentos no sentido de valorizar o novo, o progresso e o conforto propiciado pelas conquistas da tecnologia.

Bons Estudos

NOTA: Repararam que esta banca praticamente copia e cola dos artigos acadêmicos?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo