Em relação à Lei Orçamentária Anual – LOA, assinale a alter...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A - incorreta. LRF, art. 5, § 1o Todas as despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual, e as receitas que as atenderão, constarão da lei orçamentária anual.
B - incorreta.LRF, art. 5, § 4o É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.
C - correta. Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, artigo 5°, III, b:
O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar: conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
D - incorreta. LRF, art. 5, § 5o A lei orçamentária não consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão, conforme disposto no § 1o do art. 167 da Constituição.
Concluímos que a alternativa C é a correta.
GABARITO: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
LRF, Art. 5 O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:
III - conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao:
b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
GABARITO:C
A Lei Orçamentária anual conterá então uma Reserva de Contingência, conforme o disposto no art. 5o., III, b, da LRF, com o objetivo único e exclusivo de atender pagamentos inesperados, contingentes. que não puderam ser previstos durante a programação do orçamento.
Art. 5 O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar:
b) atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos.
A alternativa correta é a C. Vamos analisar cada uma delas:
"As despesas relativas à dívida pública, mobiliária ou contratual e as receitas que as atenderão não precisarão constar na lei orçamentária anual, caso esteja na Lei das Diretrizes Orçamentárias."
Isso está incorreto, pois a Lei Orçamentária Anual (LOA) deve conter todas as receitas e despesas do governo, incluindo as relativas à dívida pública. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apenas orienta a elaboração da LOA, mas não substitui a necessidade de previsão desses itens na LOA.
"É possível consignar na lei orçamentária, crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada."
Isso não é permitido. O princípio da especificação ou especialização orçamentária determina que todas as despesas na LOA devem ser detalhadas e ter uma finalidade clara, não podendo haver dotações ilimitadas.
"A LOA conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definido com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias, destinada ao atendimento de passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos."
A reserva de contingência está prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e tem exatamente essa finalidade: cobrir riscos fiscais imprevistos, como desastres naturais ou variações inesperadas na economia. Seu valor e forma de uso são definidos na LDO, o que confirma a correção dessa alternativa.
"A lei orçamentária consignará dotação para investimento com duração superior a um exercício financeiro que não esteja previsto no plano plurianual ou em lei que autorize a sua inclusão."
Isso contraria o Plano Plurianual (PPA), que define diretrizes para investimentos de médio e longo prazo. Projetos com duração superior a um exercício financeiro devem estar previstos no PPA ou serem autorizados por lei específica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo