Sobre as células escamosas atípicas de significado indeterm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172453 Medicina
Sobre as células escamosas atípicas de significado indeterminado no exame citopatológico, analise as proposições abaixo.

I. Atualmente, as atipias escamosas de significado indeterminado representam a atipia citológica mais comumente descrita nos resultados dos laudos citopatológicos do colo do útero, variando de 3,5 a 5% do total de exames realizados, sendo de difícil reprodutibilidade entre citopatologistas experientes.
II. A repetição do exame citopatológico possui sensibilidade entre 67% a 85%.
III. As atipias escamosas foram divididas em alterações escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásico (ASC-US de Bethesda) e em alterações escamosas atípicas de significado indeterminado em que não se pode afastar lesão de alto grau (ASC-H-Bethesda).

É correto o que se afirma em 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão trata das células escamosas atípicas de significado indeterminado no exame citopatológico e apresenta três proposições. A alternativa correta é a D, que afirma que todas as proposições estão corretas. A proposição I está correta ao afirmar que as atipias escamosas de significado indeterminado são comuns em resultados de laudos citopatológicos do colo do útero e que são difíceis de reproduzir entre citopatologistas experientes. A proposição II é verdadeira ao afirmar que a repetição do exame citopatológico tem uma sensibilidade entre 67% a 85%. E a proposição III está correta ao explicar como as atipias escamosas foram divididas em duas categorias dentro do sistema Bethesda. É importante que o aluno entenda que essa informação é relevante para o entendimento da interpretação de resultados de exames citopatológicos e para o diagnóstico precoce de lesões pré-cancerosas ou cancerosas no colo do útero.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo