O Conhecimento de Embarque Marítimo (Bill of Lading) é o do...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1090370 Direito Marítimo
O Conhecimento de Embarque Marítimo (Bill of Lading) é o documento emitido pelo transportador marítimo em favor do embarcador da carga. Historicamente, sempre foi atribuída ao transportador a responsabilidade sobre perdas e danos sofridos pela carga, independentemente da causa da perda. Face ao desconforto causado aos transportadores marítimos, em 1924 foi criada a Convenção Internacional para a Unificação de Certas Regras de Direitos Relativos aos Conhecimentos de Transporte Marítimo.
Como resposta aos que atuam em favor dos interesses da carga, em 1978 foi criada a Convenção Internacional para o Transporte de Mercadorias pelo Mar, também conhecida como Regras de
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA E) Hamburgo.

As convenções internacionais em vigor sobre este assunto [responsabilidade civil do transportador marítimo por danos à carga] são:

a) As Regras de Haia, criada em 1924, em Bruxelas, na Convenção Internacional para Unificação de Certas Regras de Direitos Relativas aos Conhecimentos de Transporte Marítimo. Estas regras foram posteriormente revisadas, em 1968 e 1979, passando, após a sua segunda revisão, a se chamar Regras de Haia-Visby;

b) A Convenção Internacional para o Transporte de Mercadorias pelo Mar, conhecida como Regras de Hamburgo, criada em 1978.

Transcrição:

"Em duas ocasiões as Regras de Haia sofreram mudanças significativas, a primeira por meio do Protocolo Visby, em 1968, e depois em 1979 de acordo com o Protocolo DES, sendo que a convergência destas regras configura, atualmente, as conhecidas Regras Haia-Visby.No entanto, considera-se essa iniciativa de uniformização benéfica somente para os transportadores, desagradando aos países que se utilizam desse serviço para transporte de suas mercadorias. Tal resultado acaba por motivar a Organização das Nações Unidas (ONU) a convocar conferência para a elaboração de regras mais equânimes, resultando nas Regras de Hamburgo, de 1978."

Artigo para leitura:

http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3629.pdf

Gabarito: E

Bons estudos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo