INSTRUÇÃO: Leia o caso clínico a seguir para responder a es...
Paulo, 65 anos, policial militar aposentado, reside sozinho desde a morte de sua esposa há mais ou menos um ano. Possui três filhos e cinco netos que residem em uma cidade a 50 km de onde ele mora. O Sr. Paulo tem boa autonomia para as atividades diárias, mas reside com uma senhora que o auxilia no trabalho de casa. Um dos filhos veio procurar o serviço de saúde porque tem observado o pai diferente nos últimos três meses. Antes da morte da esposa, era ativo, alegre, costumava caminhar todas as manhãs, visitava amigos e familiares. No último mês, quase não tem saído de casa, descuidou-se da aparência e já foi encontrado várias vezes suspirando e com lágrima nos olhos. Segundo informações da senhora que mora com ele, Sr. Paulo começou a apresentar insônia terminal e passou a tomar dois comprimidos de bromazepam toda noite, fornecidos por uma vizinha. Há duas semanas, ligou para o primo, advogado, solicitando que o ajudasse com seu testamento. Nos últimos dias, começou a dizer que a vida não valia a pena, a ter pensamentos de morte e ideias depreciativas, além de irritabilidade. Quando interpelado pela família, mostra-se indiferente. Sr. Paulo não possui histórico de doença clínica e nunca apresentou transtorno psiquiátrico. A história familiar é positiva para quadro psiquiátrico, pois um de seus tios se matou quando ele ainda era criança. O filho está muito preocupado, especialmente porque ele mantém armas em casa.
Considerando o quadro clínico exposto e a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE), assinale a alternativa CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (21)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C é a correta. Vamos entender por quê.
Fundamentação da alternativa correta:
A alternativa C descreve que o caso do Sr. Paulo se trata de um transtorno depressivo grave. Isso é evidenciado pela presença de sintomas como ideação suicida, insônia terminal, descuido com a aparência, anhedonia (perda de prazer em atividades que antes eram prazerosas) e, principalmente, o risco de suicídio, um sinal extremamente preocupante. Os diagnósticos de enfermagem mencionados são Humor alterado e Risco de suicídio, ambos relevantes e presentes no caso descrito.
Análise das alternativas incorretas:
A - Esta alternativa menciona sintomas psicóticos e um diagnóstico de Euforia, o que não se encaixa com a descrição do Sr. Paulo, que apresenta mais sintomas de depressão e não há menção a euforia ou sintomas psicóticos.
B - Define como um transtorno depressivo moderado baseando-se no número de sintomas, mas ignora a gravidade dos pensamentos suicidas e a necessidade urgente de intervenção, que são indicativos de um transtorno depressivo grave.
D - Considera o transtorno depressivo como moderado devido à ausência de sintomas psicóticos. No entanto, a presença de ideação suicida é suficiente para classificar o quadro como grave, independentemente da presença de sintomas psicóticos.
E - Embora mencione corretamente a gravidade e a ideação suicida, menciona sintomas psicóticos que não estão descritos no caso clínico apresentado. Portanto, é incorreto.
Compreender os critérios que diferenciam transtornos depressivos moderados e graves é fundamental para profissionais de saúde mental, principalmente ao avaliar situações em que há risco à vida, como o suicídio.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo