Após a obtenção do retorno da circulação espontânea (RCE), ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318857 Enfermagem
Após a obtenção do retorno da circulação espontânea (RCE), inicia-se a etapa de cuidados pós-PCR, na qual emprega-se uma série de intervenções que objetivam reduzir a mortalidade e maximizar a recuperação neurológica do paciente pós-ressuscitação cardiopulmonar. Assinale a alternativa incorreta:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Está correta a informação de que o cuidado pós PCR objetiva manter a pressão arterial sistólica (PAS) > 90mmHg ou a pressão arterial média (PAM) > 65mmHg, de forma a promover a perfusão adequada dos tecidos. Alternativa A traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.

As drogas vasoativas são utilizadas para o manejo hemodinâmico após o retorno da circulação espontânea (RCE) em pacientes hipotensos, dentre as quais pode-se citar a norepinefrina, a fenilefrina, a dopamina, a dobutamina, os inibidores da fosfodiesterase (IFD) e os sensibilizadores de cálcio. Alternativa B traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.

Os cuidados pós-PCR podem ser divididos em duas fases: a fase de estabilização inicial e a fase de manejo contínuo e de atividades de urgência adicionais. Na primeira fase, realiza-se o manejo da via aérea e o controle dos parâmetros respiratórios e hemodinâmicos, enquanto, na segunda, avalia-se a necessidade de intervenção cardíaca de urgência. Alternativa C traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.

O tratamento para pacientes com arritmia após o retorno da circulação espontânea é identificar e tratar a causa precipitante. As drogas antiarrítmicas são recomendadas apenas para pacientes com arritmias instáveis recorrentes ou em andamento, não devendo ser utilizadas para profilaxia. Alternativa D traz informação incorreta, portanto deve ser assinalada.

É importante a investigação da etiologia da parada cardíaca, essa etapa consiste no diagnóstico e tratamento das causas reversíveis (5Hs e 5Ts). 5 Hs: Hipovolemia, hipóxia, hipotermia, H+ (acidose), hipo/hipercalcemia. 5 Ts: Tensão do pneumotórax, tamponamento cardíaco, trombose pulmonar, trombose coronariana, toxinas. Alternativa E traz informação correta, portanto não deve ser assinalada.


Gabarito do Professor: Letra D


Bibliografia

Lavonas EJ, et. al. Destaques das diretrizes de rcp e ace de 2020 da American Heart Association. AHA, Out 2020.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é incorreta porque, no manejo das arritmias pós-parada cardiorrespiratória, não se recomenda o uso rotineiro de drogas antiarrítmicas. O uso desses medicamentos deve ser criterioso e baseado em avaliações clínicas específicas, pois eles podem ter efeitos colaterais significativos e impactar negativamente a função cardíaca. A estratégia é tratar arritmias específicas que podem ser prejudiciais à estabilidade hemodinâmica do paciente ou que possam levar a uma nova parada cardíaca. Portanto, as drogas antiarrítmicas são reservadas para situações em que há uma clara indicação clínica, e não como medida preventiva rotineira. As outras alternativas descrevem condutas apropriadas no cuidado pós-reanimação: manter a pressão arterial para garantir perfusão adequada (A), uso de drogas vasoativas para manejo hemodinâmico (B), divisão dos cuidados pós-PCR em duas fases (C) e a investigação das causas reversíveis do evento (E).

Alguém pode me explicar pq consideram o uso de Dopamina e dobutamina no manejo de hipotensão pós PCR? Não faz sentido para mim

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo