Relativamente às alterações do contrato de trabalho,

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q535448 Direito do Trabalho
Relativamente às alterações do contrato de trabalho,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre as questões ora analisadas:

CLT. Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.
TST. Súmula 372. I - Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.
CLT. Art. 469 - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança do seu domicílio .
§ 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo: os empregados que exerçam cargo de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição, implícita ou explícita, a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.
§ 2º - É licita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
§ 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25% (vinte e cinco por cento) dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação.
TST. Súmula 43. Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.
Assim, nota-se que a alternativa "e" amolda-se ao artigo 469 da CLT e Súmula 43 do TST.

RESPOSTA: E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - Errado. Art 468 CLT Parágrafo único - Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo0 comentários efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.

B - Errado. Art. 469 CLT (Caput) - Ao empregador é vedado transferir o empregado, sem a sua anuência, para localidade diversa da que resultar do contrato, não se considerando transferência a que não acarretar necessariamente a mudança de seu domicílio.
C - Errado. Art. 469 CLT § 3º - Em caso de necessidade de serviço o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da que resultar do contrato, não obstante as restrições do artigo anterior, mas, nesse caso, ficará obrigado a um pagamento suplementar, nunca inferior a 25%, dos salários que o empregado percebia naquela localidade, enquanto durar essa situação. (Não cabe para mudanças definitivas).
D - Errado. Art. 469 CLT § 2º - É lícita a transferência quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
E - Correto. Art. 469 CLT § 1º - Não estão compreendidos na proibição deste artigo os empregados que exerçam cargos de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição implícita ou explícita a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.

Sobre a transferência e o seu respectivo adicional, devemos lembrar dos seguintes requisitos: em qualquer caso, a transferência deverá ser PROVISÓRIA e a empresa deverá comprovar a real necessidade do serviço.

EM REGRA, apenas poderá ocorrer com a anuência do empregado, mas em alguns casos essa anuência é irrelevante. São eles: empregado que exerce cargo de confiança, extinção da empresa e cláusula no contrato prevendo a transferência.

O adicional é de 25%, possui natureza salarial, e as demais despesas com a transferência correrão por conta do empregador.

Bueno, o erro da letra B tem como fundamento:
Art. 469 CLT § 1º  Não estão compreendidos na proibição deste artigo os empregados que exerçam cargos de confiança e aqueles cujos contratos tenham como condição implícita ou explícita a transferência, quando esta decorra de real necessidade de serviço.

c/c

Súmula 43, TST  -  TRANSFERÊNCIA

Presume-se abusiva a transferência de que trata o § 1º do art. 469 da CLT, sem comprovação da necessidade do serviço.



Apenas para complementar os comentários dos colegas: 

A CLT não considera alteração unilateral do contrato a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança. Porém, se o empregador, sem justo motivo, reverter ao cargo efetivo o empregado que exerce função de confiança por mais de dez anoz,  não poderá retirar-lhe a gratificação de função, tendo em vista o princípio da estabilidade financeira. 
Súmula 372. TST. Gratificação de função. Supressão ou redução. Limites. 
I - Percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação, tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.  
II - Mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador, reduzir o valor da gratificação. 

Nao entendi o erro da assertiva B

; /

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo