Ainda com relação às Forças Armadas, analise as proposições ...
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão pede ao candidato que analise algumas assertivas a fim de apontar se elas se são verdadeiras ou falsas conforme a Constituição.
Vejamos:
(V) - de acordo com o caput do art. 142;
(V) - também de acordo com o caput do art. 142;
(V) - art.142, § 3º, inciso II;
(F) - art.142, § 3º, inciso V, militares em serviço ativo não podem se filiar a partidos políticos;
(F) - art. 142, § 3º, inciso VI, o "oficial só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra".
A sequência correta então é V, V, V, F e F.
GABARITO LETRA E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - E
Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais PERMANENTES e REGULARES, organizadas com base na HIERARQUIA e na DISCIPLINA, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.
§ 3º - II - o militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea "c", será transferido para a reserva, nos termos da lei;
V - o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a PARTIDOS POLÍTICOS;
VI - o OFICIAL só perderá o posto e a patente se for julgado indigno do oficialato ou com ele incompatível, por decisão de tribunal militar de caráter permanente, em tempo de paz, ou de tribunal especial, em tempo de guerra;
VII - o oficial condenado na justiça comum ou militar a pena privativa de liberdade superior a dois anos, por sentença transitada em julgado, será submetido ao julgamento previsto no inciso anterior
GAB E.
Ta vindo
- ( V) As Forças Armadas são constituídas pela Marinha, Exército e Aeronáutica.
- ( V) O Presidente da República exerce autoridade suprema sobre as Forças Armadas.
- ( V) O militar em atividade que tomar posse em cargo ou emprego público civil permanente, ressalvada a hipótese de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, será transferido para a reserva, nos termos da lei.
- ( F) É permitido ao militar na ativa estar filiado a partidos políticos.
- ( F) O oficial das Forças Armadas que tiver qualquer condenação na justiça comum pela prática de crime perderá o posto e a patente.
GAB E.
O oficial das Forças Armadas que tiver qualquer condenação na justiça comum pela prática de crime perderá o posto e a patente.
é falso , mas deveria ser verdadeiro, até para manter uma melhor imagem da instituição.
Errei pq existe a cumulação de outros cargos e não somente da saúde, mas como a questão n diz "apenas" né... Deve ser por isso que está certa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo