Assinale a opção que indica, na elaboração do Balanço Patri...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito A
Caixa - Inclui dinheiro, cheques em mãos recebidos e ainda não depositados, pagáveis sem restrição e imediatamente. Há basicamente dois tipos de controle da conta Caixa, o Fundo fixo e o Caixa flutuante. No Fundo fixo, define-se uma quantia fixa que é fornecida ao responsável pelo fundo, para pagamento de pequenas despesas. No Caixa flutuante, transitam pela conta caixa todos os recebimentos e pagamentos em dinheiro.
· Depósitos bancários a vista - São representados normalmente pelas contas de livre movimentação mantidas pela empresa em bancos. Podem ser: conta movimento ou depósitos sem limites, contas especiais para pagamentos específicos (exemplo: folha de pagamento) e contas especiais de cobrança.
· Numerário em trânsito - São decorrentes de remessas para filiais, depósitos ou semelhantes, por meio de cheques, ordem de pagamento etc. E o recebimento desta mesma espécie, ou ainda de clientes ou terceiros, quando conhecidos até a data do balanço.
· Aplicação de liquidez imediata - São aplicações de curtíssimo prazo no mercado financeiro, prontamente conversível em um montante conhecido de caixa e sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor, mantidas para atender compromissos de caixa de curto prazo e não para investimentos ou outros fins.
Fonte: http://www.alwacontabil.com.br/arquivos/capa.asp?infoid=4395
LEI No 6.404, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1976.
Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;
Disponibilidades
Entra
-Caixa, conta bancária
-Numerário em transito,
-Aplicações financeiras de curto prazo sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor,
Não Entra
-Conta de banco em liquidação
-Depósitos vinculados a operações de curto prazo.
Fonte: Estratégia Concurso
GAB: LETRA A
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
Os numerários em trânsito são decorrentes de remessas para filiais, depósitos ou semelhantes. Essas remessas podem ser de dinheiro, cheques, ordem de pagamento, etc. Os numerários em trânsito devem ser classificados nas disponibilidades.
As demais contas descritas na questão não são classificadas nas disponibilidades, mas sim em contas a parte no balanço patrimonial.
Segundo o Manual de Contabilidade Societária, os depósitos bancários vinculados não devem fazer parte integrante das disponibilidades. Sua classificação no Balanço deve levar em conta suas características específicas e as restrições existentes.
Logo, as opções “D” e “E” descrevem contas que comumente são classificadas como redutoras do passivo correspondente (empréstimo/financiamento).
Já as opções “B” e “C” descrevem contas que podem ser classificadas tanto no ativo circulante como no não circulante, a depender do prazo relacionado ao caso concreto.
Caiu na PF 2018 !
Não confundir Estoques em trânsito, que é um Ativo Circulante, com Numerários em Trânsito, que são DISPONIBILIDADES!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo