Analise a frase abaixo para responder à questão 4. Não há dú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2404571 Português

Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 8.


Inaugurada no Theatro Municipal de São Paulo, em 13 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna chega a seu centenário num momento em que a cultura e valores estimados pelos modernistas, como a diversidade, a liberdade e a educação, são alvos frequentes de ataques retrógrados.

A semana foi organizada por um grupo de artistas e escritores que vinha se articulando em torno de ideias e planos de renovação do ambiente artístico e cultural. A São Paulo na qual viviam era uma cidade emergente, que experimentava uma notável aceleração de sua economia sob o impulso da abundante riqueza do café.

Prefigurava-se naqueles tempos a formação de uma metrópole industrial que estaria destinada, na visão de sua elite, e, também, dos jovens modernistas, a exercer um papel modernizante na esfera nacional, não apenas como polo econômico, mas também cultural.

Comemorava-se em 1922 o centenário da Independência, e o festival modernista que reuniu nomes como Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti era uma oportunidade de lançar da capital paulista uma plataforma para o futuro.

Há, naturalmente, muitos aspectos a questionar no movimento modernista de São Paulo, desde episódios das biografias de seus participantes a temas polêmicos ligados à sua atuação pública. Não há dúvida, contudo, de que a aventura modernista tinha, em suas sementes, um projeto de país progressista. Neste projeto, a diversidade racial, a potência da natureza e a extraordinária riqueza cultural se congregavam de maneira estimulante.


(Lições de 22. Folha de São Paulo, 13.02.2022. Adaptado).

Analise a frase abaixo para responder à questão 4.


Não há dúvida, “contudo”, de que a aventura modernista tinha, em suas sementes, um projeto de país progressista.


É correto afirmar que o termo destacado é uma conjunção

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a letra D.

A questão aborda a identificação do tipo de conjunção destacada na frase: "Não há dúvida, contudo, de que a aventura modernista tinha, em suas sementes, um projeto de país progressista."

Primeiro, vamos entender o que são conjunções. Conjunções são palavras que conectam orações ou termos de uma mesma oração, estabelecendo relações de sentido entre elas. Existem diversos tipos de conjunções, como causais, explicativas, adversativas, entre outras.

No caso da palavra contudo, ela é uma conjunção adversativa. Conjunções adversativas indicam oposição, contraste ou adversidade entre duas ideias. Alguns exemplos de conjunções adversativas são: mas, porém, entretanto, no entanto, todavia.

Agora, vamos justificar cada alternativa:

A - causal e pode ser substituída por "porque"

A conjunção causal indica causa, justificativa ou motivo. Por exemplo: Não fui à festa porque estava doente. A palavra contudo não indica causa, mas sim oposição, portanto, essa alternativa está incorreta.

B - explicativa e pode ser substituída por "pois"

A conjunção explicativa é usada para explicar ou justificar algo. Por exemplo: Estudei bastante, pois queria passar no concurso. A palavra contudo não tem valor explicativo, mas adversativo, logo, essa alternativa também está incorreta.

C - final e pode ser substituída por "a fim de"

A conjunção final indica finalidade ou propósito. Por exemplo: Comprei um livro a fim de estudar para o concurso. Como contudo não expressa finalidade, essa alternativa está incorreta.

D - adversativa e pode ser substituída por "entretanto"

Essa é a alternativa correta. A palavra contudo é uma conjunção adversativa, que indica oposição ou contraste. Ela pode ser substituída por entretanto, mantendo o mesmo sentido da frase.

Concluindo, a alternativa correta é a letra D porque contudo é uma conjunção adversativa, e pode ser substituída por entretanto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS:

Não pode ser trocada a ordem das orações

 

Conclusivas: logo, pois, então, portanto, assim, enfim, por fim, por conseguinte, conseguintemente, consequentemente, donde, por onde, por isso. 

Adversativas: MAS, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, senão, não obstante, aliás, ainda assim, Só que, E,

Aditivas:  e, nem, também, que, não só...mas também, não só...como, tanto...como, assim como. 

Explicativa:  isto é, por exemplo, a saber, ou seja, verbi gratia, pois, pois bem, ora, na verdade, depois, além disso, com efeito que, porque, ademais, outrossim, porquanto, visto que.

(Substitui: dois pontos)

Alternativa: ou...ou, já...já, seja...seja, quer...quer, ora...ora, agora...agora.

 

CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS:

Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

Proporcionais: quanto mais...tanto mais, ao passo que, à medida que, quanto menos...tanto menos, à proporção que.

Causais: já que, porque, que, visto que, uma vez que, sendo que, como, pois que, visto como.

Condicionais: se, salvo se, caso, sem que, a menos que, contanto que, exceto se, a não ser que, com tal que, desde que

Conformativa: consoante, segundo, conforme, da mesma maneira que, assim como, com que.

Finais: Para que, a fim de que, que, porque.

Comparativa: como, tal como, tão como, tanto quanto, mais...(do) que, menos...(do) que, assim como.

Consecutiva: tanto que, de modo que, de sorte que, tão...que, sem que.

Concessiva: embora, ainda que, conquanto, dado que, posto que, em que, quando mesmo, mesmo que, por menos que, por pouco que, a despeito de, apesar de que. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo