A Psicologia Jurídica ultrapassa a atuação do Psicólogo Ju...
(__) No curso do tempo, a prática de interface entre a Psicologia e a Jurisprudência foi sendo legitimada, no entanto, aquela prevaleceu sobre esta.
(__) Os Psicólogos, tanto quanto os profissionais do Direito, devem emitir suas opiniões, sem interferência de um sobre o outro, mas tanto quanto às análises os relatórios podem não ser acatados.
(__) Tanto a Psicologia quanto o Direito têm a ação humana como objeto de conduta.
(__) Numa análise mais simples, pode-se dizer que a Psicologia Jurídica é a interseção, ou interação, entre as duas áreas.
Após análise, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA dos itens acima.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - F, V, V, V
A questão aborda a abrangência e as interfaces da Psicologia Jurídica. Esta área vai além da atuação nos tribunais, abrangendo também campos como a Psicologia Penitenciária, Psicologia Policial, Psicologia da Delinquência e Psicologia do Menor e da Família.
Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre a integração entre a Psicologia e o Direito, e entender como os profissionais dessas áreas interagem e colaboram, além da importância de cada um em seus respectivos campos.
Análise das assertivas:
1ª Assertiva: "No curso do tempo, a prática de interface entre a Psicologia e a Jurisprudência foi sendo legitimada, no entanto, aquela prevaleceu sobre esta."
FALSA. A interface entre a Psicologia e a Jurisprudência foi legitimada ao longo do tempo, porém, uma não prevalece sobre a outra. Ambas desempenham papéis complementares e importantes.
2ª Assertiva: "Os Psicólogos, tanto quanto os profissionais do Direito, devem emitir suas opiniões, sem interferência de um sobre o outro, mas tanto quanto às análises os relatórios podem não ser acatados."
VERDADEIRA. Psicólogos e profissionais do Direito devem emitir suas opiniões de forma independente. No entanto, os relatórios e análises podem ou não ser acatados pelos tribunais, o que não diminui a importância de suas contribuições.
3ª Assertiva: "Tanto a Psicologia quanto o Direito têm a ação humana como objeto de conduta."
VERDADEIRA. Ambas as áreas têm a ação humana como objeto de estudo e intervenção, ainda que sob diferentes perspectivas e abordagens.
4ª Assertiva: "Numa análise mais simples, pode-se dizer que a Psicologia Jurídica é a interseção, ou interação, entre as duas áreas."
VERDADEIRA. A Psicologia Jurídica realmente pode ser entendida como a interseção ou interação entre as áreas da Psicologia e do Direito, pois envolve a aplicação de conceitos psicológicos no contexto jurídico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Com o tempo, a prática de interface entre a psicologia e a jurisprudência foi sendo legitimada, porém, conservando-se a autonomia de ambos. Tanto os psicólogos devem emitir seus pareceres sem interferência quanto os profissionais de Direito podem acatar ou não as análises e relatórios. Tanto a psicologia quanto o direito têm a ação humana como objeto de conduta. Simplificadamente, podemos dizer que a Psicologia Jurídica é a interseção, ou interação, entre as duas áreas.
Gabarito A.
Entendo o erro no sentido que a atuação da psicologia jurídica não está mais amparada na jurisprudência simplesmente, tendo em vista que já existe dispositivios legais, tal como a LEP e o ECA que fizeram a entrada do psicólogo no meio jurídico, e não apenas por decisão de tribunais.
Resposta correta e A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo