Em “de que a OEA” (L.7), o emprego de preposição “de” se dev...
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O verbo avisar é transitivo direto e indireto. Isso significa que, ao avisar, alguém é informado (objeto direto) sobre alguma coisa (objeto indireto). Na estrutura da frase, identificamos que:
"... Instituições acadêmicas norte-americanas avisaram o poder de Washington de que a OEA corre o risco de perder vigência..."
Aqui, "o poder de Washington" funciona como o objeto direto (quem é avisado), e a expressão "de que a OEA corre o risco de perder vigência" é o objeto indireto (sobre o que se avisa).
Portanto, a preposição "de" é usada em função da regência do verbo "avisar", que exige esta preposição para ligar-se ao objeto indireto.
Gabarito: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
" ... Instituições acadêmicas norte-americanas avisaram(VTD) o poder de Washington (OD) de que a OEA corre o risco de perder vigência(OI)..."
Só um detalhe: no texto, salvo engano, a frase está na voz passiva, por isso a construção "foi avisado", típico dessa voz verbal, sendo o trecho "por instituições..." o agente da passiva.
Você, ao colocar a oração na "ordem direta", na realidade, passou-a para a voz ativa, transformando em sujeito o agente da passiva, o que só deixou mais claro o comentário, diga-se de passagem, pois a melhor forma de visualizar a resposta era justamente do modo como você reescreveu.
De toda forma, o comentário está belíssimo.
Bons estudos a todos! ;-)
Avisado está como complemento do verbo ser, logo é um nome. Toda regência nominal usa preposição. Nesse sentido: ele foi avisado, avisado DE que?
Afirmativa correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo