Em “de que a OEA” (L.7), o emprego de preposição “de” se dev...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q97243 Português
Imagem 007.jpg
Imagem 008.jpg

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.


Em “de que a OEA” (L.7), o emprego de preposição “de” se deve à regência de “avisado” (L.6).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O verbo avisar é transitivo direto e indireto. Isso significa que, ao avisar, alguém é informado (objeto direto) sobre alguma coisa (objeto indireto). Na estrutura da frase, identificamos que:

"... Instituições acadêmicas norte-americanas avisaram o poder de Washington de que a OEA corre o risco de perder vigência..."

Aqui, "o poder de Washington" funciona como o objeto direto (quem é avisado), e a expressão "de que a OEA corre o risco de perder vigência" é o objeto indireto (sobre o que se avisa).

Portanto, a preposição "de" é usada em função da regência do verbo "avisar", que exige esta preposição para ligar-se ao objeto indireto.

Gabarito: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O verbo avisar é TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO. Quem avisa, avisa alguém de algo. Assim colocando a frase na ordem direta observamos:

" ... Instituições acadêmicas norte-americanas avisaram(VTD)  o poder de Washington (OD) de que a OEA corre o risco de perder vigência(OI)..."
Cara, excelente seu comentário!

Só um detalhe: no texto, salvo engano, a frase está na voz passiva, por isso a construção "foi avisado", típico dessa voz verbal, sendo o trecho "por instituições..." o agente da passiva.

Você, ao colocar a oração na "ordem direta", na realidade, passou-a para a voz ativa, transformando em sujeito o agente da passiva, o que só deixou mais claro o comentário, diga-se de passagem, pois a melhor forma de visualizar a resposta era justamente do modo como você reescreveu.

De toda forma, o comentário está belíssimo.

Bons estudos a todos! ;-)
Eu segui o seguinte raciocínio, quem é avisado, está sendo avisado de alguma coisa, de quê? Por isso pede a regência DÊ ou falei besteira galera! 
falou bobagem nao, eu também segui o mesmo raciocínio
Já fora (verbo) avisado (nome)

Avisado está como complemento do verbo ser, logo é um nome. Toda regência nominal usa preposição. Nesse sentido: ele foi avisado, avisado DE que? 

Afirmativa correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo