Paciente jovem, com quadro de sepse, foi submetido à laparo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040480 Medicina
Paciente jovem, com quadro de sepse, foi submetido à laparotomia mediana para tratamento de peritonite difusa devido à apendicite aguda supurada.
No terceiro dia pós-operatório encontrava-se grave, sedado, em ventilação assistida, com FiO2 de 70% e com uso de aminas em níveis ascendentes. A pressão intra-abdominal encontrava-se em torno de 26 mmHg.
Diante desse quadro, assinale a opção que indica a melhor conduta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a C - Relaparotomia e peritoneostomia. O paciente apresenta sinais de hipertensão abdominal, o que pode levar a uma síndrome compartimental abdominal e prejudicar o fluxo sanguíneo para os órgãos abdominais, levando a disfunção de múltiplos órgãos. A relaparotomia é indicada para avaliar a presença de coleções intra-abdominais e a necessidade de drenagem. A peritoneostomia é uma técnica cirúrgica que consiste na abertura da parede abdominal e fixação do peritônio externo na pele, permitindo a drenagem contínua da cavidade peritoneal e reduzindo a pressão intra-abdominal. As outras opções, como a suspensão das aminas, aumento da sedação, relaxante muscular em infusão contínua e colocação de cateter nasogástrico e retal em sifonagem, não são suficientes para tratar a hipertensão abdominal e podem postergar a intervenção cirúrgica necessária.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo