Acerca de improbidade administrativa e legislação específica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1278132 Direito Administrativo
Acerca de improbidade administrativa e legislação específica, julgue o item que se segue.

A gravidade do fato deve ser levada em consideração pelo juiz na fase de fixação das penas pela prática de atos de improbidade administrativa.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata sobre fixação das penas pela prática de atos de improbidade administrativa. A resposta está na Lei de Improbidade Administrativa 8.429/92.

Segundo o art. 12 desta lei, realmente, a gravidade do fato deve ser levada em consideração pelo juiz na fase de fixação das penas pela prática de atos de improbidade administrativa:

“Art. 12.  Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato. [...] Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente".

GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA.

Nos termos do artigo 12 da lei 8.249/1992 a gravidade do fato deve ser levada em consideração para a fixação das sanções resultantes da improbidade.

Lei 8.429/1992. Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a GRAVIDADE do fato.

Complementando:

Tal dispositivo deve ser lido em consonância com os artigos 22 §§1º e 2º da LINDB.

LINDB. Art. 22. Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo, sem prejuízo dos direitos dos administrados.

§ 1º Em decisão sobre regularidade de conduta ou validade de ato, contrato, ajuste, processo ou norma administrativa, serão consideradas as circunstâncias práticas que houverem imposto, limitado ou condicionado a ação do agente.

§ 2º Na aplicação de sanções, serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para a administração pública, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes do agente.         (Incluído pela Lei nº 13.655, de 2018)

Ainda sobre o tema, jurisprudência em tese do STJ.

Edição nº 40. 11) O magistrado não está obrigado a aplicar cumulativamente todas as penas previstas no art. 12 da Lei n. 8.429/92, podendo, mediante adequada fundamentação, fixá-las e dosá-las segundo a natureza, a gravidade e as consequências da infração.

CERTA

Lei 8.429/1992. Art. 12. Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a GRAVIDADE do fato.

Obs.: A grande dúvida de questões como esta se deve ao fato da falta de leitura da letra de lei seca. Importante ler a lei para que DEPOIS assistir às vídeoaulas.

Parágrafo único. Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente

GABARITO CORRETO

LEI 8.429/92 (Improbidade Administrativa): Art. 12 - Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, está o responsável pelo ato de improbidade sujeito às seguintes cominações, que podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, de acordo com a gravidade do fato:

Parágrafo único - Na fixação das penas previstas nesta lei o juiz levará em conta a extensão do dano causado, assim como o proveito patrimonial obtido pelo agente.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

Dosimetria da pena.

Bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo