Um dos conflitos que mais gera tensões e preocupações em to...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, que aborda o conflito entre Israel e Palestina, um tema de grande relevância e recorrente em provas de concursos públicos. A alternativa correta, ou seja, a falsa afirmação sobre o tema é a alternativa C.
Alternativa C: "Atualmente a Faixa de Gaza é governada por Israel, que nomeia seu governador geral."
Essa afirmação é falsa. Na realidade, a Faixa de Gaza não é governada por Israel. Após a retirada israelense em 2005, o controle da Faixa de Gaza passou para a Autoridade Nacional Palestina (ANP). No entanto, desde 2007, o grupo Hamas, que venceu as eleições legislativas de 2006, assumiu de fato o controle do território, expulsando as forças leais à ANP. Portanto, quem governa a Faixa de Gaza atualmente é o Hamas, e não Israel.
Para entender melhor o contexto das outras alternativas:
Alternativa A: "O grupo Hamas é um movimento de resistência islâmica que surgiu após a primeira intifada (revolta palestina) contra a ocupação israelense na Cisjordânia e Faixa de Gaza. Ele luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel."
Essa afirmação é verdadeira. O Hamas surgiu em 1987, durante a primeira intifada, e tem como objetivo a criação de um Estado Palestino independente. Ele se opõe radicalmente ao Estado de Israel.
Alternativa B: "A Faixa de Gaza é composta por uma estreita faixa de terra localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio, que faz fronteira com o Egito e com Israel. O território tem pouco mais de quarenta quilômetros de comprimento."
Essa afirmação é correta. A descrição geográfica da Faixa de Gaza está precisa e corresponde à realidade.
Alternativa D: "O sionismo – ou movimento sionista – refere-se à luta histórica dos judeus em busca da Terra Prometida, consolidada com a construção do Estado de Israel."
Essa afirmação também é correta. O sionismo é um movimento nacionalista judaico que teve como objetivo principal a criação de um Estado judeu na região da Palestina, o que foi realizado com a fundação do Estado de Israel em 1948.
Entender o conflito Israel-Palestina é crucial para responder questões de concursos que abordem temas de política e relações internacionais. Estude o histórico das intifadas, o papel de grupos como o Hamas, e as implicações geopolíticas da região para estar bem preparado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A letra C está claramente errada. A palestina e faixa de Gaza estão sob controle muçulmano há séculos.
Apesar disso, a definição de sionismo está errada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo