Quanto à excreção de uma droga, assinale a alternativa corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233680 Farmácia
Quanto à excreção de uma droga, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a excreção de drogas pelo organismo, que é uma parte importante da farmacocinética. Para responder corretamente, é necessário entender como diferentes fatores afetam a excreção de substâncias químicas, incluindo o papel dos órgãos responsáveis e as características químicas das drogas.

A alternativa correta é a A. A taxa de excreção de uma droga pode ser mensurada pela equação da Lei de Fick. Essa equação leva em consideração a área a ser atravessada, o gradiente que a droga deve percorrer e a polaridade da droga. Esses fatores são fundamentais para entender como as drogas se movem através das membranas biológicas, afetando, assim, sua excreção.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

B - Esta alternativa menciona o uso da fórmula de Henderson-Hasselbalch para calcular a taxa de excreção de ácidos e bases fortes. No entanto, essa fórmula é usada para calcular o pH de soluções tampão e a ionização de ácidos e bases fracas, não diretamente para calcular a excreção de drogas na urina.

C - Embora a alteração no pH possa influenciar a excreção de muitas drogas, aminas quaternárias são permanentemente carregadas e geralmente não atravessam as membranas celulares facilmente, independentemente do pH.

D - O órgão responsável pela maior taxa de excreção de drogas é o rim, não o fígado. O fígado é importante para a biotransformação de drogas através das enzimas do citocromo P450 (CYPs), mas a excreção final, especialmente de compostos hidrossolúveis, ocorre predominantemente pelos rins.

E - Para que uma droga seja mais facilmente excretada do organismo, ela deve tornar-se mais polar e não menos polar. Drogas mais polares são geralmente mais solúveis em água e, portanto, são mais facilmente excretadas na urina.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) A taxa de excreção de uma droga pode ser mensurada pela equação da Lei de Fick, que leva em consideração a área a ser atravessada, o gradiente que a droga deve percorrer e a polaridade da droga.

A Lei de Fick, em farmacologia, rege o fluxo de difusão passiva de compostos iônicos através das membranas de acordo com a concentração dos meios intra e extra celulares. Esse cálculo em sua grande maioria é utilizado para taxas de absorção, porém também podem se aplicar a taxas de excreção visto que para tal também é necessário atravessar membranas. Velocidade do processo de difusão = (C1 – C2) x A x Pk

=====================================================
  b) A taxa de excreção de ácidos e bases fortes representa um caso especial e, por isso, pode ser calculada aplicando-se a fórmula de Hendersen-Hasselbach na urina formada a partir da filtragem glomerular.

A fórmula de Hendersen-Hasselbach é utilizada para fármacos ácidos e bases fracas. Mesmo porquê o organismo humano não resiste aos ácidos e bases fortes.

=====================================================
  c) A alteração no pH pode influenciar a taxa de excreção de muitas drogas, sobretudo de aminas quaternárias.

A alteração no pH de fato influencia na taxa de excreção de muitas drogas, porém é necessário saber qual foi a alteração realizada para saber qual classe de fármaco será influenciada. No caso das aminas quaternárias, sua excreção será influenciada pela �acidificação urinária, que acarreta na ionização das aminas e assim evita sua reabsorção.

=====================================================
  d) O órgão que responde pela maior taxa de excreção é o fígado, pela produção de CYPs, enzimas do citocromo P450.

O fígado responde pela maior taxa de metabolização

=====================================================
  e) Para que uma droga seja mais facilmente excretada do organismo, ela deve tornar-se menos polar.

A metabolização tem a função de tornar a droga mais polar para diminuir sua toxicididade e facilitar sua excreção.

A justificativa apresentada pela Gabi para a letra C não está correta.. Na verdade o erro dessa questão tem como base a seguinte justificativa: Diferente das aminas primárias, secundárias e terciárias que apresentam um par de elétrons não compartilhados podendo ligar-se a um próton, as aminas quaternárias são permanentemente protonadas e não tem elétrons não compartilhados para se ligar a um protón. Tendo isso em vista, as aminas primárias, secundárias e terciárias podem sofrer protonação reversível e variar a sua solubilidade lipídica com o pH, porém as aminas quaternárias não. Logo, elas sempre estarão na forma carregada e serão pobremente lipossolúveis.   

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo