Sobre o processamento de produtos para saúde, temos como cor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2410459 Enfermagem

Sobre o processamento de produtos para saúde, temos como correto, com base na RDC 15/2010, que:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Vamos analisar detalhadamente o tema da questão, que é o processamento de produtos para saúde, baseado na RDC 15/2010. Essa resolução estabelece os requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde (PPS) em serviços de saúde, garantindo a segurança e a eficácia no uso desses produtos.

A alternativa B afirma que produtos para saúde classificados como críticos devem ser submetidos ao processo de esterilização, após a limpeza e demais etapas do processo. Essa afirmação está correta porque, segundo a RDC 15/2010, produtos críticos são aqueles que entram em contato com tecidos estéreis ou sistema vascular e, portanto, requerem um nível máximo de assepsia, o que inclui a esterilização como uma etapa essencial.

Agora, vamos justificar porque as outras alternativas estão incorretas:

A - O processamento dos produtos para saúde não pode ser terceirizado.

Essa alternativa está incorreta porque a terceirização do processamento de produtos para saúde é permitida, desde que a empresa terceirizada cumpra os requisitos estabelecidos pela RDC 15/2010 e seja devidamente licenciada e registrada junto aos órgãos competentes.

C - Produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de limpeza.

Essa alternativa está incorreta porque produtos semicríticos, que entram em contato com mucosas ou pele não íntegra, devem ser submetidos, no mínimo, ao processo de desinfecção de alto nível após a limpeza, não apenas à limpeza.

D - O processamento de produtos não deve seguir o fluxo direcionado sempre da área suja para a área limpa.

Essa alternativa está incorreta porque o fluxo correto no processamento de produtos deve seguir sempre da área suja para a área limpa, a fim de evitar a recontaminação dos produtos já processados.

E - Produtos para saúde utilizados na assistência ventilatória e inaloterapia, poderão ser submetidos à desinfecção por métodos de imersão química líquida com a utilização de saneantes a base de aldeídos.

Essa alternativa está incorreta porque, de acordo com a RDC 15/2010, a desinfecção com saneantes à base de aldeídos não é recomendada para produtos de assistência ventilatória e inaloterapia devido ao risco de resíduos tóxicos que podem causar danos ao paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo