O gráfico acima mostra os efeitos da tolerância e da sensibi...
As alterações na interação entre a droga e o receptor que criam o mecanismo de tolerância farmacocinética podem incluir o aumento do número de receptores, a diminuição da concentração de droga livre e, por fim, a redução da percentagem de resposta máxima.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A redução do número de receptores que pode causar a tolerância.
Acredito que por mais que a questão tivesse falado sobre diminuição do número dos receptores ainda seria considerada errada, uma vez isso está relacionado a tolerância farmacodinâmica e a questão abordou tolerância farmacocinética, que está relacionada a acelaração do processo de metabolização e excreção com consequente diminuição dos níveis da droga no organismo (apresentada nas últimas partes da questão ''diminuição da concentração de droga livre e, por fim, a redução da percentagem de resposta máxima'')..
As alterações na interação entre a droga e o receptor que criam o mecanismo de tolerância farmacocinética (farmacodinâmica) podem incluir o aumento (ou diminuição, o mais completo seria o termo "alteração") do número de receptores, a diminuição da concentração de droga livre e, por fim, a redução da percentagem de resposta máxima.
Comentário: O aumento do número de receptores não está errado ser considerado como mecanismo de tolerância. Segundo a teoria da alteração dos receptores, "o efeito só será máximo se todos os receptores estiverem ocupados. Isso explica, por exemplo, porque antidepressivos e antipsicóticos só começam a fazer efeito após a primeira semana. Fisiologicamente, o indivíduo deprimido possui baixa concentração de neurotransmissores e por efeito de suprarregulação, o corpo aumenta a concentração de receptores. Após a administração do medicamento, a concentração de NT começa a aumentar; e por efeito down regulation, vai diminuindo a concentração dos receptores. Após o equilíbrio entre a [D] e a [R] é que a ligação D + R produzirá efeito máximo, com todos os receptores ocupados, de acordo com as leis de Clarke.
As alterações na interação entre a droga e o receptor que criam o mecanismo de tolerância farmacodinâmica podem incluir a diminuição do número de receptores, aumento da concentração de droga livre e, por fim, a redução da percentagem de resposta máxima.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo