A utilização de técnica radiográfica bite-wing ou asa de mo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - cárie proximal.
A técnica radiográfica bite-wing, ou asa de mordida, é amplamente utilizada na odontologia para o diagnóstico de cáries interproximais, ou seja, cáries que se desenvolvem entre os dentes. Esta técnica é ideal para essa finalidade porque oferece uma visão clara das coroas dos dentes superiores e inferiores ao mesmo tempo, permitindo a identificação de áreas onde a placa bacteriana pode ter se acumulado, levando à formação de cáries.
Vamos agora analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:
B - gengivite papilar: A gengivite papilar refere-se à inflamação das papilas gengivais e não está associada à visualização radiográfica através da técnica bite-wing. O diagnóstico de gengivite é tipicamente feito por exame clínico e observação direta da condição das gengivas.
C - lesões no ápice: Lesões no ápice, como granulomas ou cistos periapicais, são melhor visualizadas por radiografias periapicais, não pela técnica bite-wing. Estas radiografias são especificamente direcionadas para capturar a totalidade do dente, incluindo a raiz e o osso circundante.
D - pulpite aguda: A pulpite aguda é uma inflamação da polpa dentária e seu diagnóstico é clínico, frequentemente baseado em sintomas relatados pelo paciente, como dor. As radiografias podem mostrar alterações na estrutura dental, mas a bite-wing não é a escolha principal para avaliar essa condição.
Portanto, a escolha da técnica bite-wing é especialmente eficaz para detectar a presença de cárie proximal, tornando a alternativa A a resposta correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo