A chamada Reforma Administrativa empreendida no Brasil rece...
I. reduzir o grau de interferência do Estado no mercado.
II. promover aumento da eficiência da gestão pública a serviço da sociedade.
III. reduzir o tamanho do Estado, notadamente quanto ao seu quadro de pessoal.
É correto o que está contido em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta para a questão é a alternativa E, que inclui os itens I, II e III.
Vamos entender melhor o contexto da Reforma Administrativa no Brasil e como cada um dos itens mencionados se relaciona com ela:
Item I: Reduzir o grau de interferência do Estado no mercado. Este item está correto porque uma das diretrizes da Reforma Administrativa é diminuir a intervenção estatal na economia, promovendo a liberalização do mercado e incentivando a participação da iniciativa privada. Isso busca criar um ambiente mais competitivo e eficiente.
Item II: Promover aumento da eficiência da gestão pública a serviço da sociedade. Este item também está correto. A Reforma Administrativa visa modernizar a administração pública através de práticas de gestão mais eficientes, voltadas para resultados e para melhor atendimento das necessidades da população. Isso inclui a adoção de novas tecnologias, processos mais ágeis e uma maior transparência nas ações governamentais.
Item III: Reduzir o tamanho do Estado, notadamente quanto ao seu quadro de pessoal. Este item é correto e reflete a intenção de enxugar a máquina pública. A ideia é reduzir os gastos com a folha de pagamento e tornar o Estado menos oneroso para os cofres públicos. Isso pode envolver medidas como redução de cargos, ajustes no regime de contratação e melhorias na produtividade dos servidores.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa E (I, II e III), pois todos os itens estão de acordo com os objetivos e diretrizes da Reforma Administrativa no Brasil.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor a questão e os conceitos envolvidos. Se tiver qualquer dúvida, sinta-se à vontade para perguntar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alternativa E
Reforma administrativa Recente: reforma de 95 (PDRAE): plano que tinha como meta implantar a administração gerencial:
A é muito focada em descentralizações políticas e administrativas, possuindo poucos níveis hierárquicos, boa flexibilidade organizacional, controle dos resultados, confiança limitada e uma administração voltada ao atendimento do cidadão (excelência no atendimento). A administração gerencial procura adequar as organizações públicas ao seu objetivo primário, que é a excelência nos resultados. Esse novo modelo também busca manter uma boa identificação com seus usuários e incrementa sua concorrência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada (Nova Política de RH, Mare).
Apesar de visar substituir a administração burocrática, a administração pública gerencial conservou e flexibilizou alguns dos princípios do modelo anterior. Também utilizou do Plano Diretor de Reforma do Estado, na tentativa de dotar o Estado de um núcleo estratégico, que formule e controle a implementação de políticas públicas. Segundo o Plano Diretor, a administração gerencial é a "solução" para os problemas da administração burocrática. A mudança entre os tipos de administração, tinha como objetivo fazer a transição entre um modelo rígido e ineficiente, para uma administração pública gerencial, flexível e eficiente, voltada, principalmente, para o atendimento ao cidadão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo