Estão incorretas as atividades a serem desenvolvidas no CRAS:
Para Leão, Oliveira e Carvalho (2014), a atuação no CRAS – Centros de Referências em Assistência Social – requer dos profissionais a identificação das demandas dos territórios de abrangência, levando em consideração as diversas dimensões que afetam o homem. Os profissionais necessitam encarregar-se das situações que demandam cuidados e atenção, realizando intervenções que ultrapassem o modelo individualizante – o homem é causa e efeito do seu comportamento – e buscando estratégias de trabalho que minimizem as desigualdades sociais e as violações de direitos. Assim, as atividades desenvolvidas no CRAS devem:
I. realizar o acompanhamento familiar, pois esta é a atividade principal e base de todas as ações do CRAS. Ela deve acontecer desde a entrada, ou seja, da acolhida do usuário, passando por procedimentos como encaminhamento e inserção em grupos de convivência e serviço socioeducativo.
II. ser realizadas exclusivamente com os indivíduos de um grupo familiar com o objetivo de fortalecimento dos vínculos e da convivência desse grupo.
III. oferecer às famílias uma escuta empática e acolhedora, entendendo essa família a partir da vivência singular e particular de seus membros, ao invés de uma atenção burocrática.
IV. apenas informar sobre espaços e serviços como forma de incentivar as famílias a buscar por benefícios, programas e projetos da política social.
Estão incorretas as atividades a serem desenvolvidas no CRAS: