Com referência a boas práticas regulatórias, julgue o item a...
A análise do impacto regulatório constitui um instrumento de aprimoramento da qualidade da regulação para superar problemas como a inconsistência entre diferentes normas e a comunicação deficiente.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Uhuuuuu ... o primeiro a comentar:
A análise de impacto regulatório é instrumento formal que permite a explicitação dos problemas regulatórios, das opções disponíveis de política e das consequências das decisões regulatórias, em cada caso concreto, mediante a utilização de dados empíricos.
Trata‐se, portanto, de ferramenta que tem o objetivo de conferir estrutura, consistência, rigor e transparência à revisão regulatória e vem sendo amplamente utilizada no contexto internacional em programas de melhoria regulatória.
A AIR é um instrumento de aperfeiçoamento da eficácia e da eficiência da atividade regulatória. É uma ferramenta regulatória que examina e avalia os prováveis benefícios, custos e efeitos das regulações novas ou alteradas. Ela oferece aos tomadores de decisão dados empíricos valiosos e uma estrutura abrangente na qual eles podem avaliar suas opções e as consequências que suas decisões podem ter. A AIR é utilizada para definir problemas e garantir que a ação governamental seja justificada e apropriada, OCDE(2008).
GABARITO: CERTO
A análise de impacto regulatório pode ser comparada a uma análise ex ante de políticas públicas que, a partir de um problema regulatório, visa a coletar todas as informações sobre o caso, definir as alternativas possíveis, ponderar as alternativas a partir de critérios e análises de custo benefício para, então, apoiar uma decisão de regular (ou não) determinada situação.
Tudo bem, eu entendo o que é a AIR, mas daí dizer que serve para (o Estado regulador) superar problemas como a inconsistência entre diferentes normas e a comunicação deficiente, pra mim é querer forçar a barra. Isso em nada tem a ver com a definição dessa importante ferramenta. Se alguém puder me convencer do contrário, por favor, fique a vontade.
A AIR consiste em uma análise do impacto, repercussão e desdobramentos da edição de normas de regulação.
Sua proposta é envolver os interessados para aumentar a transparência, reduzir a assimetria de informação e legitimar o processo regulatório.
Ela é composta por 3 fases:
- Análise e definição de problemas
- Identificação das opções regulatórias
- Comparação das opções regulatórias
Esse processo de discussão interna e com a sociedade ajuda a superar problemas de inconsistência tendo com o envolvimento de diferentes partes interessadas assim como o posicionamentos dessas. A comunicação deficiente é superada da mesma forma.
Gabarito: CERTO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo