Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronomina...
Ensino laico
Levar o ensino religioso a escolas federais, estaduais e municipais, mesmo com matrícula facultativa, mostrou-se um erro do constituinte. Não se trata aqui de contestar a importância da fé para indivíduos ou para a sociedade; a questão é que as igrejas nunca precisaram do púlpito escolar para dar publicidade a suas doutrinas.
Sendo assim, resta pouco sentido em consumir tempo e recursos escassos da educação do país com algo que outras entidades já fazem com eficiência.
A introdução da disciplina no currículo criou a dificuldade de conciliá-la com o princípio da laicidade do Estado, segundo o qual este deve manter posição de neutralidade plena em relação a todos os credos – e também à descrença de parte dos cidadãos.
Ora, dado que tanto o ensino religioso quanto a laicidade são mandamentos da Constituição, o modo menos canhestro de harmonizá-los é sacrificando qualquer caráter confessional, isto é, toda associação direta do poder público com esta ou aquela fé.
Na impossibilidade de proporcionar aulas associadas a todas as preferências, afigura-se mais adequado abraçar um modelo em que se tenta abordar o fenômeno religioso no que ele tem de universal, explicando o surgimento das principais doutrinas. Às próprias igrejas caberia levar ensinamentos mais dogmáticos a seus fiéis.
Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que ainda não votaram o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade que contesta o ensino religioso de caráter confessional em escolas públicas acompanhe o relator, para o qual o tratamento da disciplina na rede pública precisa ser necessariamente não confessional, isto é, desvinculado de crenças específicas.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 20.09.2017. Adaptado)
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (5)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva D
Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
GABARITO: LETRA D
A) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Se observa, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF ? temos o advérbio de negação "não" sendo fator atrativo do pronome oblíquo átono "se", o correto é "não se contesta".
B) Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Se observa, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas se mostrou um erro do constituinte, que talvez corrigir- -se-á no STF ? não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=observa-se).
C) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas se mostrou um erro do constituinte, que talvez corrigir- -se-á no STF.
D) Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
E) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez corrigirá-se no STF.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
E o "mostrou-se" ? Por que o pronome está depois do verbo e ainda assim correto? Achei q poderia ser um caso de próclise também. Fiquei sem entender.
GAB. D
Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou-se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
Gabarito:D
Principais Regras de Colocação Pronominal:
1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.
2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.
3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.
4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.
5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.
6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo