Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronomina...
Ensino laico
Levar o ensino religioso a escolas federais, estaduais e municipais, mesmo com matrícula facultativa, mostrou-se um erro do constituinte. Não se trata aqui de contestar a importância da fé para indivíduos ou para a sociedade; a questão é que as igrejas nunca precisaram do púlpito escolar para dar publicidade a suas doutrinas.
Sendo assim, resta pouco sentido em consumir tempo e recursos escassos da educação do país com algo que outras entidades já fazem com eficiência.
A introdução da disciplina no currículo criou a dificuldade de conciliá-la com o princípio da laicidade do Estado, segundo o qual este deve manter posição de neutralidade plena em relação a todos os credos – e também à descrença de parte dos cidadãos.
Ora, dado que tanto o ensino religioso quanto a laicidade são mandamentos da Constituição, o modo menos canhestro de harmonizá-los é sacrificando qualquer caráter confessional, isto é, toda associação direta do poder público com esta ou aquela fé.
Na impossibilidade de proporcionar aulas associadas a todas as preferências, afigura-se mais adequado abraçar um modelo em que se tenta abordar o fenômeno religioso no que ele tem de universal, explicando o surgimento das principais doutrinas. Às próprias igrejas caberia levar ensinamentos mais dogmáticos a seus fiéis.
Espera-se, assim, que a maior parte dos ministros que ainda não votaram o julgamento de ação direta de inconstitucionalidade que contesta o ensino religioso de caráter confessional em escolas públicas acompanhe o relator, para o qual o tratamento da disciplina na rede pública precisa ser necessariamente não confessional, isto é, desvinculado de crenças específicas.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 20.09.2017. Adaptado)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Assertiva D
Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
GABARITO: LETRA D
A) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Se observa, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF ? temos o advérbio de negação "não" sendo fator atrativo do pronome oblíquo átono "se", o correto é "não se contesta".
B) Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Se observa, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas se mostrou um erro do constituinte, que talvez corrigir- -se-á no STF ? não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=observa-se).
C) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas se mostrou um erro do constituinte, que talvez corrigir- -se-á no STF.
D) Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
E) Aqui, não contesta-se a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou- -se um erro do constituinte, que talvez corrigirá-se no STF.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
E o "mostrou-se" ? Por que o pronome está depois do verbo e ainda assim correto? Achei q poderia ser um caso de próclise também. Fiquei sem entender.
GAB. D
Aqui, não se contesta a importância da fé para o indivíduo ou para a sociedade. Observa-se, apenas, que levar o ensino religioso às escolas públicas mostrou-se um erro do constituinte, que talvez se corrigirá no STF.
Gabarito:D
Principais Regras de Colocação Pronominal:
1- Início de frase usa-se a próclise. Ex: Dar me um garfo.
2- Verbo no particípio usa-se a próclise. Ex: Tenho te procurado sempre.
3- Verbo no futuro usa-se a mesóclise. Ex: Dar-te-ia um garfo.
4- Palavra atrativa como "que, nunca, não, jamais, sempre etc" atrai para a próclise. Ex: Não se achar.
5- Verbo no gerúndio usa-se a ênclise. Ex: Estou fazendo me de bonito.
6- Sujeito expresso e próximo ao verbo poderá usar a ênclise ou próclise (facultado)
FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo