A atividade jornalística se fundamenta, na concepção de Nils...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Notícia é a informação transformada em mercadoria com todos os seus apelos estéticos, emocionais e sensacionais; para isso a informação sobre um tratamento que a adapta às normas mercadológicas de generalização, padronização, simplificação e negação do subjetivismo. (Marcondes Filho, 1986, p.13)
Já Lage (1982) compreende o jornalismo num quadro mais amplo. Para ele, atividade jornalística se baseia num tripé formado pelas linguagens, as tecnologias e as ciências sociais. Apesar disso, ao explicitar o conceito de notícia, o professor, pesquisador e jornalista dá uma derrapada aproximando-se das velhas concepções da prática das redações: Poderemos definir notícia como o relato de uma série de fatos a partir do fato mais importante ao seu aspecto mais importante (Lage, 1982, p.36).
Genro (1977) avança na área epistemológica e define o jornalismo como uma forma de conhecimento diferente daquela produzida pela ciência. Essa contribuição modifica um pouco o tripé original de Lage (1982). O jornalismo passa a se sustentar pelas linguagens, as tecnologias e os diferentes modos de conhecimento (Meditsch, 1992, p.20).
Fonte: Atuação da Mídia: Comunicação de Massa e Interesse Público - Série Comunicação (Denis Mcquail)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo