O chamamento ao processo consiste na admissibilidade de o ré...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a intervenção de terceiros, especificamente o chamamento ao processo, conforme estabelecido no Código de Processo Civil de 1973, que é aplicável à questão. Esta modalidade de intervenção permite que o réu traga outros co-devedores solidários para o processo, formando um litisconsórcio passivo.
A legislação pertinente é o artigo 77, inciso III do Código de Processo Civil de 1973. Este artigo trata do chamamento ao processo, permitindo que o réu chame outros co-devedores para que todos respondam conjuntamente pela obrigação e o juiz possa decidir, em uma única sentença, sobre a responsabilidade de cada um.
Um exemplo prático: imagine que João é processado por uma dívida, mas ele é devedor solidário juntamente com Ana e Carlos. João pode promover o chamamento ao processo de Ana e Carlos, para que todos respondam juntos à demanda. Assim, o juiz poderá definir, na mesma sentença, o quanto cada um é responsável pela dívida.
Justificativa para a alternativa correta: A alternativa correta é a letra C, ou seja, "certo". O enunciado descreve corretamente o conceito de chamamento ao processo, que é a possibilidade do réu trazer co-devedores solidários para o processo, a fim de que o juiz determine a responsabilidade de cada um na mesma sentença.
Por que as demais alternativas estariam incorretas (caso existissem): Se houvesse alternativas dizendo, por exemplo, que o chamamento ao processo é feito para co-réus em situações de litígio sem solidariedade, ou que o chamamento pode ser feito por qualquer parte do processo, estariam incorretas. O chamamento é restrito a co-devedores solidários e só pode ser feito pelo réu.
Uma pegadinha comum poderia ser confundir o chamamento ao processo com outras modalidades de intervenção de terceiros, como a denunciação da lide ou a nomeação à autoria, que possuem finalidades e procedimentos distintos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo