Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de á...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existem três métodos para essa determinação: o método aritmético, o método de Thiessem e o método das Isoietas.
Para projetos de galerias pluviais devem ser conhecidos as variações da altura de chuva com o tempo. Isto só é possível através de medições via pluviógrafos. Entre os vários modelos conhecidos, o mais empregado no Brasil é o de Hellmann-Fuess.
Triângulo não. POLÍGONOS!!!
Alternativa A - Incorreta: Hellmann-Fuess se trata de um pluviógrafo, isto é, de um equipamento utilizado para coletar e registrar, continuamente no tempo, a intensidade das chuvas. Portanto, não é método para determinação da precipitação média de bacias.
Alternativa B - Correta: o método aritmético é o método mais simples e consiste em determinar a média aritmética entre as precipitações medidas na área. Esse método só apresenta boa estimativa se os aparelhos forem distribuídos uniformemente e a área for plana ou de relevo muito suave. É necessário também que a média efetuada em cada aparelho individualmente varie pouco em relação à média.
Alternativa C - Incorreta: o Método de Thiessen subdivide a área da bacia em áreas delimitadas por retas unindo os pontos das estações, dando origem a vários triângulos.
Alternativa D - Incorreta: os métodos utilizados para a determinação da precipitação média sobre uma bacia são o método aritmético, o método de Thiessen e o método das Isoietas.
Alternativa E - Incorreta: o método de Thiessen apesar de ser mais preciso que o aritmético, também apresenta limitações, pois não considera as influências orográficas; ele simplesmente admite uma variação linear da precipitação entre as estações e designa cada porção da área para estação mais próxima.
https://www.didaticaeditorial.com.br/arquivospdfdonwload/65%20-%20DOWNLOAD.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo