O tratamento oncológico é associado a sinais e sintomas, que...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a dietoterapia aplicada em pacientes oncológicos, especificamente no manejo de náuseas e vômitos, sintomas comuns durante o tratamento de câncer. Para resolver essa questão, é necessário compreender as recomendações nutricionais que ajudam a aliviar esses sintomas.
A alternativa correta é a letra A - "Aumentar a ingestão hídrica". Esta é a exceção, ou seja, a recomendação que não é adequada para pacientes que estão enfrentando náuseas e vômitos.
Vamos entender o porquê:
A - Aumentar a ingestão hídrica: Durante episódios de náuseas e vômitos, o aumento da ingestão hídrica pode não ser recomendado, pois pode exacerbar a sensação de plenitude gástrica, ampliando o desconforto e os episódios de vômito. Por isso, deve-se controlar a ingestão de líquidos para evitar sobrecarga no estômago.
Agora, vejamos as razões pelas quais as outras alternativas são incorretas:
B - Reduzir volume: Correta em dietoterapia para náuseas, pois refeições em menor volume ajudam a minimizar o desconforto gástrico.
C - Restringir alimentos gordurosos: Correta porque alimentos gordurosos são de digestão mais lenta e podem aumentar as náuseas.
D - Aumentar fracionamento: Correta, pois refeições mais frequentes e em pequenas porções ajudam a manter o estômago mais confortável.
E - Mastigar e ingerir lentamente os alimentos: Correta, pois isso facilita a digestão e pode ajudar a reduzir as náuseas.
Essas estratégias são fundamentais para proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente durante o tratamento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta A!
Evitar beber líquidos durante as refeições, utilizando-os em pequenas quantidades nos intervalos, preferencialmente gelados.
Fonte: INCA, Consenso Nacional Nutrição Oncológica, 2015.
Mal formulada! Não deixa claro a redução da ingestão de líquidos junto às refeições. Se o paciente perde muita água por vômitos a ingestão será fundamental.
RECOMENDAÇÕES PARA A CONDUTA NUTRICIONAL (náusea e vômito)
– Conscientizar o paciente e o acompanhante sobre a necessidade da alimentação, apesar da náusea e do vômito, oferecendo uma segunda vez a refeição, aproximadamente 20 min após a primeira oferta.
– Aumentar o fracionamento da dieta e reduzir o volume por refeição, oferecendo de 6 a 8 refeições ao dia.
– Adequar as orientações nutricionais às preferências do paciente.
– Alimentos mais secos, simples, frios, com menor teor de gordura e sem molhos costumam ser mais bem tolerados. – Preparar pratos visualmente agradáveis e coloridos.
– Evitar jejuns prolongados.
– Mastigar ou chupar gelo 40 min antes das refeições.
– Evitar preparações que contenham frituras e alimentos gordurosos.
– Evitar preparações com temperaturas extremas, mas dar preferência aos alimentos gelados.
– Evitar preparações e alimentos muito doces.
– Quando possível, adicionar alimentos cítricos às preparações, preferencialmente gelados: sucos, cubos de gelo, picolés (limão, laranja, maracujá, abacaxi...).
– Evitar beber líquidos durante as refeições, ingerindo-os em pequenas quantidades nos intervalos. – Manter cabeceira elevada (45°) durante e após as refeições por, pelo menos, 30 min antes de deitar.
– Realizar as refeições em locais arejados, evitando locais fechados onde possa se propagar o cheiro da refeição. – Utilizar roupas leves e não muito apertadas
– Revisar, junto à equipe multiprofissional, a prescrição e os horários de administração de medicamentos antieméticos
I Consenso brasileiro de nutrição oncológica da SBNO. 2021
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo