“A inclusão também se legitima, porque a escola, para muito...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1278175 Pedagogia
“A inclusão também se legitima, porque a escola, para muitos alunos, é o único espaço de acesso aos conhecimentos. É o lugar que vai proporcionar lhes condições de se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, alguém com uma identidade sociocultural que lhes conferirá oportunidades de ser e de viver dignamente”. (Mantoan, 2003, p.30) A autora defende que a escola precisa ofertar uma educação de qualidade, portanto, pode-se dizer EXCETO que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E

A questão aborda a temática da educação inclusiva e a necessidade de a escola proporcionar uma educação de qualidade que permita o desenvolvimento do aluno como cidadão. Para resolver a questão, é necessário ter conhecimento sobre os princípios da educação inclusiva e as práticas pedagógicas que contribuem para um ensino de qualidade.

As alternativas A, B, C, e D destacam aspectos importantes de um ensino de qualidade que são alinhados com a visão de educação inclusiva, como a solidariedade, colaboração, construção conjunta do conhecimento e a adaptação de práticas pedagógicas para atender a diversidade dos alunos.

Por outro lado, a alternativa E está incorreta e é o gabarito da questão, pois sugere que o ensino deixa de ter qualidade quando as ações educativas se pautam na solidariedade e na colaboração, o que vai contra os princípios da educação inclusiva. A inclusão efetiva na educação pressupõe justamente que a ação educativa seja compartilhada e colaborativa, e não uma prática isolada e específica para cada tipo de deficiência. Além disso, considerar que a solidariedade e a colaboração possam resultar em "grave erro técnico" é uma concepção equivocada sobre como se deve abordar a educação inclusiva, que valoriza a diversidade e a participação de todos no processo educativo.

Portanto, a compreensão correta é que práticas inclusivas e colaborativas são fundamentais para um ensino de qualidade e que a alternativa E contraria esse entendimento, tornando-se a escolha que não se alinha com o que é defendido por Maria Teresa Eglér Mantoan e pelas diretrizes contemporâneas da educação inclusiva.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

o ensino deixa de ter qualidade quando as ações educativas se pautam na solidariedade e na colaboração, visto que é necessário que a ação seja específica para aquela deficiência e não compartilhada com outras, correndo o risco de inc

Tem-se um ensino de qualidade a partir de condições de trabalho pedagógico que implicam formação de redes de saberes e de relações, que se entrelaçam por caminhos imprevisíveis para chegar ao conhecimento; existe ensino de qualidade quando as ações educativas se pautam na solidariedade, na colaboração, no compartilhamento do processo educativo com todos os que estão direta ou indiretamente nele envolvidos. A aprendizagem nessas circunstâncias é a centrada, ora sobressaindo o lógico, o intuitivo, o sensorial, ora os aspectos social e afetivo dos alunos. Nas práticas pedagógicas predominam a experimentação, a criação, a descoberta, a co-autoria do conhecimento. Vale o que os alunos são capazes de aprender hoje e o que podemos oferecer-lhes de melhor para que se desenvolvam em um ambiente rico e verdadeiramente estimulador de suas potencialidades.

fonte: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/INCLUS%C3%83O-ESCOLARMaria-Teresa-Egl%C3%A9r-Mantoan-Inclus%C3%A3o-Escolar.pdf?1473202907

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo