Leia abaixo um trecho de uma das principais obras de Cesare ...
O restauro constitui o momento metodológico de reconhecimento de uma obra de arte, em sua consistência física e em sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão ao futuro. O restauro, destinado a desenvolver a unidade potencial imanente nos fragmentos, deve desenvolver sugestões implícitas nos próprios fragmentos. Tal intervenção integrativa cai naturalmente sobre a instância estética e a instância histórica que, no seu recíproco condicionamento, determinarão o momento em que se deverá parar a intervenção, a fim de serem evitados quer uma ofensa estética, quer um falso histórico. Cesare Brandi, Teoria Del Restauro, Torino: Einaudi, 2000.
Suponha que o mercado municipal de uma cidade histórica tenha sido atingido por um incêndio, tornando-se irrecuperável.
Segundo as ideias de Brandi, a intervenção adequada para a restauração deste patrimônio, e sua respectiva explicação, seria:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cesare Brandi resgata os mesmos conceitos de Alois Riegl.
- Distinguibilidade;
- Reversibilidade;
- Cada caso é um caso;
- Respeito pela Pátina;
- Restabelecimento de uma unidade potencial (Inteireza).
complementando
Césare Brandi - RESTAURO CRÍTICO
O segundo axioma: “A restauração deve visar o restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, desde que isso seja possível sem cometer um falso artístico ou um falso histórico, e sem cancelar nenhum traço da passagem da obra no tempo”. Nota-se que desenvolver a unidade potencial não significa refazer nem completar aleatoriamente, significa tornar o tecido figurativo legível, mas, respeitando-o como documento histórico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo