No que se refere ao Processo do Trabalho, é correto afirmar ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1169863 Direito Processual do Trabalho
No que se refere ao Processo do Trabalho, é correto afirmar que a decisão que não receber o agravo de petição:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

No prazo de 8 (oito) dias, cabe agravo de instrumento dos despachos que denegarem a interposição de recursos, inteligência do art. 897, alínea b da CLT.


No § 2º do referido artigo dispõe que o agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.


A) Incorreta a alternativa por afirmar que suspende a execução da sentença, vez que não suspende.




B) Correta a alternativa que condiz com o disposto no art. 897, §2º da CLT.


C) Incorreta a alternativa por afirmar que cabe mandado de segurança, e na realidade cabe agravo de instrumento, e que suspende a execução da sentença, vez que não suspende.




D) Incorreta a alternativa por afirmar que cabe mandado de segurança, e na realidade cabe agravo de instrumento.




E) Incorreta a alternativa, pois cabe recurso independente de causar grave lesão ao credor.


Gabarito do Professor: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Art. 897 da CLT

§ 2º - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

A questão exige o conhecimento dos recursos em espécie no processo do trabalho, em especial, o recurso utilizado para atacar uma decisão que não recebe o agravo de petição.

Inicialmente, cumpre esclarecer que agravo de petição é o recurso utilizado na fase de execução, contra uma decisão do Juiz da Vara do Trabalho, devendo ser interposto no prazo de 8 dias úteis.

Interposto um agravo de petição pela parte na execução, o juízo a quo (Juiz da Vara do Trabalho) poderá negar o seguimento do recurso no caso de haver alguma irregularidade. 

Nessa situação, o recorrente poderá apresentar um agravo de instrumento com a finalidade de “destrancar”o agravo de petição e levá-lo a julgamento pelo juízo ad quem (Tribunal do Trabalho), também no prazo de 8 dias úteis.

Interposto o agravo de instrumento com a finalidade de levar o agravo de petição a julgamento pelo Tribunal,  a execução da sentença seguirá seu trâmite na Vara do Trabalho, sem haver a suspensão da execução.

Veja o que diz a CLT: 

Art. 897, b, CLT: cabe agravo, no prazo de 8 dias: de instrumento, dos despachos que denegarem a interposição de recursos.

Art. 897, §2º, CLT: o agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

Cuidado: não confundir o agravo de instrumento no processo civil com o processo do trabalho! No processo civil, ele é usado para atacar diversas decisões interlocutórias. Já no processo do trabalho, ele só tem a finalidade de destrancar recursos que tiveram o seguimento negado.

GABARITO: B

GABARITO: B

Art. 897, § 2º - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

Vale lembrar que via de regra, o recurso trabalhista não é dotado de efeito suspensivo

Gabarito letra "B"

Art. 897 da CLT.

§ 2º - O agravo de instrumento interposto contra o despacho que não receber agravo de petição não suspende a execução da sentença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo