Considerando o desenvolvimento de traços anti-sociais sob a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SGA-AC Prova: CESPE - 2006 - SGA-AC - Psicólogo |
Q211716 Psicologia
Considerando o desenvolvimento de traços anti-sociais sob a perspectiva sociointeracionista, é correto afirmar que comportamentos infantis pró-sociais e comportamentos desviantes são subprodutos diretos de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Olá, aluno! Vamos entender melhor a questão proposta sobre o desenvolvimento de traços anti-sociais sob a perspectiva sociointeracionista.

Alternativa correta: A - intercâmbios sociais com familiares e pares.

Explicação:

A perspectiva sociointeracionista destaca a importância das interações sociais no desenvolvimento humano. Segundo essa abordagem, o comportamento humano, incluindo comportamentos pró-sociais e desviantes, é moldado através das relações e trocas sociais que a pessoa tem com familiares, amigos e outros indivíduos em seu ambiente social. Portanto, os traços de comportamento, sejam eles pró-sociais (como compartilhar e colaborar) ou anti-sociais (como mentir e agredir), são fortemente influenciados pelo tipo de interação e feedback que a criança recebe de seu círculo social.

Justificativa das alternativas incorretas:

B - respostas emocionais a situações adversas.

Embora as emoções sejam importantes no comportamento humano, a perspectiva sociointeracionista foca mais nas interações sociais do que nas respostas emocionais individuais. As respostas emocionais podem influenciar o comportamento, mas não são o foco principal na formação de comportamentos pró-sociais e desviantes segundo essa perspectiva.

C - desenvolvimento do superego.

O superego é um conceito da teoria psicanalítica de Freud, que representa a internalização das normas sociais e morais. Apesar de ser importante para o entendimento dos comportamentos, essa abordagem é diferente da perspectiva sociointeracionista, que enfatiza mais o papel das interações sociais diretas.

D - negação da afetividade materna.

A negação da afetividade materna pode ser um fator em algumas teorias psicodinâmicas, mas a perspectiva sociointeracionista se concentra muito mais nos intercâmbios sociais amplos e não apenas na relação mãe-filho. Portanto, essa alternativa não abrange completamente a visão sociointeracionista.

Resumo:

A alternativa A é a correta porque, segundo a perspectiva sociointeracionista, os comportamentos infantis, sejam eles pró-sociais ou desviantes, são subprodutos diretos das interações sociais com familiares e pares, o que destaca a importância das relações interpessoais no desenvolvimento comportamental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O próprio termo sociointeracionista já pressupõe a interação social. A perspectiva sociointeracionista coloca o foco sobre a interação e na internalização do que está de fora. A única assertiva que traz essa ideia é a "A"

Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

Gabarito: A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo