Os arquivos são classificados em três tipos: ativo, inativo ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q630002 Arquivologia
Os arquivos são classificados em três tipos: ativo, inativo e morto. Assinale a alternativa correta quanto à função do arquivo inativo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Armazenar documentos com pouca frequência de uso.

Vamos entender melhor o tema da questão, que aborda a classificação dos arquivos em ativo, inativo e morto. Para isso, é necessário conhecer a função de cada tipo de arquivo:

Arquivo Ativo: Este tipo de arquivo contém documentos que são frequentemente utilizados e consultados no dia a dia. Exemplo: documentos administrativos em uso corrente.

Arquivo Inativo: Este arquivo guarda documentos que possuem uma baixa frequência de uso, mas que ainda podem ser necessários para consultas esporádicas ou eventuais. Por isso, a alternativa A está correta, pois especifica que o arquivo inativo armazena documentos com pouca frequência de uso.

Arquivo Morto: Este tipo de arquivo é destinado a documentos que não possuem mais valor administrativo, fiscal ou legal e que geralmente são guardados apenas por questões históricas ou para cumprimento de prazos prescricionais. Esses documentos raramente são consultados.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B - Guardar documentos que nunca são consultados.

Esta definição se aplica mais corretamente ao arquivo morto, que é destinado a documentos que praticamente nunca são consultados, mas precisam ser guardados por razões legais ou históricas.

Alternativa C - Armazenar documentos utilizados para esclarecimentos de dúvidas e pesquisas.

Esta função está mais relacionada ao arquivo ativo, que contém documentos que são regularmente acessados para consultas e esclarecimentos.

Alternativa D - Guardar documentos do ano letivo.

Documentos do ano letivo podem estar armazenados tanto em arquivos ativos quanto inativos, dependendo da sua frequência de uso. Portanto, essa alternativa não está específica o suficiente para definir a função do arquivo inativo.

Alternativa E - Guardar documentos em processo de conclusão.

Documentos em processo de conclusão geralmente são encontrados em arquivos ativos, pois estão em uso corrente e necessitam de acesso frequente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra A

 

Ativo ------------- Corrente

Inativo -----------Intermediário 

Morto -------------permanente

 

Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final". Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução.

 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_vital_dos_documentos

Errei e acertei a questão. Fui educado do princípio que não existe "arquivo morto", logo, para mim só existe arquivo ativo que são aqueles: (em uso continuo ou pouco consultado) e Inativo (fora de uso - arquivo permanente - pesquisa).

Pessoal, com todo o respeito, mais uma vez:  muito cuidado com os comentários colocados aqui. É incrível como estão errados e podem nos confundir. 

 

A colega Debora Ribeiro faz uma excelente correlação entre o que a questão pede e os estágios de evolução dos arquivos. O comentário dela soluciona perfeitamente a questão.

 

Entretanto, acho que esse é o tipo de questão que temos que tomar muito cuidado porque a Funiversa coloca conceitos que podem nos confundir.

 

O que ela chama de arquivo inativo é chamado por outras bancas de arquivo semi-ativo.

 

O que para ela é arquivo morto, são os arquivos permanentes, como a colega Debora colocou. Essa terminologia é muito antiga e não comporta as peculiaridades referentes aos arquivos permanentes. Entretanto, algumas bancas insistem em usá-la e nós, como principais interessados, temos que absorver a posição da banca. 

Arquivo morto, permanente, de valor secundário, de terceira idade ou como preferirem chamar, não são fora de uso, como o colega Alexandre mencionou. Os documento de guarda permanente cumprem um papel diferente do qual foi criado para cumprir. O uso agora passa a ser para fins probatórios, informativos, culturais ou históricos ao invés de administrativos, fiscais e legais. Portanto, muito cuidado.

 

Arquivo morto é uma terminologia inaceitável, só usada por bancas de terceira categoria. Questão lamentável.

Pessoal, não desconsiderem a nomenclatura "morto" ela pode sempre aparecer nas provas. Isso é muito relativo com as bancas, embora sabemos que não é certo, mas não podemos desconsiderar.

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo