De acordo com a teoria da equidade, a motivação no ambiente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q80331 Administração Geral
O comportamento organizacional pode ser entendido como um
campo de estudos acerca do impacto da ação de indivíduos e de
grupos e da própria estrutura organizacional sobre o
comportamento das pessoas nas organizações. Os conhecimentos
nessa área podem subsidiar a formulação de políticas de melhoria
da eficácia organizacional. Tendo essas ideias como referência
inicial, julgue os próximos itens, relativos à motivação nas
organizações.

De acordo com a teoria da equidade, a motivação no ambiente de trabalho ocorre quando um funcionário reconhece que a organização lhe paga salário melhor que a média salarial de mercado.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. A teoria da equidade (ou teoria da comparação social ou do equilíbrio) de Stacy Adams é uma comparação que o indivíduo faz das suas recompensas, por determinado esforço, com as recompensas dos outros, pelo mesmo esforço. A motivação derivaria da noção de justiça. Caso haja injustiça, o colaborador poderá contribuir menos com a organização ou abandoná-la, temporária ou definitivamente. Não tem a ver com a média salarial do mercado, e sim com seus iguais na própria organização.

Olá Hélio!
Apesar dos seus comentários serem muito úteis e claros, encontrei um texto que diverge da parte final do seu comentário:
"A percepção de equidade pelo indivíduo depende dos seus marcos de referência, podendo estes incidir sobre ele próprio, sobre os colegas de trabalho da mesma organização ou sobre pessoas que exercem funções similares noutra organização.
Neste contexto, é de salientar a existência de equidade interna e equidade externa. A primeira está relacionada com a comparação do indivíduo com outros da mesma organização que desempenham funções similares. A segunda refere-se à comparação do indivíduo com outros de outras organizações que desempenham funções similares."

Extraído do site: http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_05_06/word/Motiva%C3%A7%C3%A3o-Teorias%20de%20Processo.pdf
Título: "TEORIAS DA MOTIVAÇÃO"
Autora: Carla Rodrigues
Teoria da Equidade
Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.
A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. A percepção individual de eqüidade na distribuição destas recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos principais de referências:
- A própria pessoa, numa posição ou situação diferente na mesma organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.
- A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual.
- Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização.
- Outra pessoa ou grupo de pessoa, em organizações diferentes.
Estas medidas de comparação percebidas pelo indivíduo não resultam em conflitos no trabalho, haja vista que prevalece a eqüidade do comportamento, todavia, se há falta de isonomia no trato das pessoas, ter-se-á implicações motivacionais para a organização.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-motivacionais/22665/
Sendo simplista e pouco humilde, diria que é possivel sim, criar em seus cadernos, um caderno denominado RH POwer CESPE.

Pois esta banca é fueda!!

Não sei se estou certo, mas creio que o erro da questão esta em falar que  é melhor que a média salarial de mercado, pois na equidade, a pessoa tem que se comparar a alguém/a lgo definido, quando se fala em média, não a comparação fica meio que sem propósito, outra coisa, o individuo também tem que oferecer algo em troca, o que não é citado na questão. Portanto errada.



De facto, a Teoria da Equidade parte do princípio de que a motivação depende do equilíbrio entre o que a pessoa oferece à organização através do sistema produtivo (o seu desempenho) e aquilo que recebe através do sistema retributivo (a sua compensação).
Os indivíduos COMPARAM as entradas e os resultados de seu trabalho com aqueles de outros funcionários, e respondem de maneira a eliminar quaisquer INJUSTIÇAS.
ESFORÇO => COMPARAÇÃO => RECOMPENSA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo