A microcefalia não é uma patologia recente, porém era de car...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248427 Fisioterapia
A microcefalia não é uma patologia recente, porém era de caráter raro, caracterizada por uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, no Rio Grande do Norte, no período de 2015 a 2017, foram registrados 147 casos confirmados de bebês nascidos com microcefalia por ZIKV, em que 83 desses casos se concentraram na Região da Grande Natal, que é composta por 14 Municípios: Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Arês, Extremoz, Ceará-Mirim, Goianinha, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Monte Alegre, Vera Cruz, Maxaranguape e Ielmo Marinho.
Acerca dessa patologia, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta.

Agora, vamos entender o porquê:

Alternativa C: Ela está correta. A microcefalia pode ser causada por vários vírus, incluindo o Zika vírus, o vírus da rubéola e o citomegalovírus. Esses vírus, quando contraídos durante a gravidez, podem afetar o desenvolvimento do cérebro do bebê, levando à microcefalia. O citomegalovírus, por exemplo, pode passar despercebido na mãe, assemelhando-se a uma gripe, mas ainda assim ter efeitos significativos no feto.

Alternativa A: Esta alternativa menciona corretamente que o Aedes aegypti é a principal via de transmissão do Zika vírus, mas ela falha ao afirmar que o número de transmissões por via sexual está crescendo. Embora seja possível a transmissão sexual, a principal forma de transmissão ainda é pelo mosquito.

Alternativa B: Esta alternativa incorretamente sugere que repelentes são pouco eficazes e que a maioria possui componentes teratogênicos. Na verdade, muitos repelentes são seguros para uso por gestantes, especialmente aqueles que contêm DEET, icaridina ou óleo de eucalipto citriodora, conforme orientações médicas. Portanto, repelentes são, sim, uma medida preventiva eficaz contra picadas do mosquito.

Alternativa D: A ultrassonografia é uma ferramenta importante no diagnóstico pré-natal, incluindo a detecção de microcefalia. A afirmação de que ela é imprecisa e que exames tomográficos ou de ressonância são preferíveis está incorreta. Ultrassonografias seriadas são essenciais e muito práticas durante o acompanhamento gestacional.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo