Julgue (C ou E) o próximo item, relativo à República Liberal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Instituto Rio Branco
Q1229058 História
Julgue (C ou E) o próximo item, relativo à República Liberal de 1945 a 1964.
A política econômica do governo Juscelino Kubitschek priorizou os setores industriais do Plano de Metas e as políticas cambial e de comércio exterior, consolidando a infraestrutura energética, de transportes e de insumos básicos no país, o que resultou em estabilidade financeira, tanto interna quanto externamente, e manutenção do equilíbrio da balança comercial brasileira.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário sobre o Gabarito:

A assertiva é incorreta. De fato, o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) deu grande ênfase ao desenvolvimento industrial por meio do seu Plano de Metas, cujo lema era "cinquenta anos em cinco", e priorizou a construção de infraestrutura energética e de transportes. A política de JK também visou a ampliação de insumos básicos necessários para a industrialização. Todavia, o ponto central da incoerência da assertiva reside no fato de que tais políticas resultaram em desequilíbrio financeiro, com elevação do endividamento externo e aumento da inflação. A balança comercial brasileira, longe de manter o equilíbrio, também sofreu com déficits durante esse período devido ao aumento das importações de equipamentos e maquinários necessários à industrialização.

Portanto, a estabilidade financeira mencionada na afirmação não se coaduna com o contexto econômico real do período de Juscelino Kubitschek, onde se observou uma aceleração do crescimento econômico, porém acompanhada de desequilíbrios macroeconômicos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

Em minha análise, o erro da questão encontra-se em "o que resultou em estabilidade financeira, tanto interna quanto externamente, e manutenção do equilíbrio da balança comercial brasileira."

Visto que, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região."

FONTE:

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-juscelino-kubitschek-jk.htm

Adendo:

"O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”."

"Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região."

JK gastou muuuuuuuuuuuito!!! E com uma intenção bem clara: na busca pelo desenvolvimento nacional e sabendo que as contas do governo seguinte não seriam suas - a reeleição era proibida à época -, o próximo governo se desgastaria tanto pela inflação que ser eleito nas eleições subsequentes seria fácil para o JK... só que ocorreu um golpe militar no meio do caminho rs

esse ''externamente'' já da para matar, afinal tem contas que pagamos até hoje!

A segunda parte da assertiva que fala em estabilidade economica é falsa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo