Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q402697 Direito Processual Civil - CPC 1973
        Maria, atropelada por um veículo automotivo conduzido por um servidor público que estava a serviço do estado de Sergipe e que apresentava sinais evidentes de embriaguez, ajuizou ação indenizatória contra o ente federado.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Se, em razão dos fatos, Maria ajuizar a referida ação sob o rito comum ordinário, o estado fará jus a prazo para contestação contado em quádruplo e a prazo simples para apresentar contrarrazões a qualquer recurso eventualmente interposto.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO.

O artigo 188 do CPC só dispõe acerca do prazo para recorrer e não, para oferecer contrarrazões.

Art. 188. Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e emdobro para recorrer quando a parte  for a Fazenda Pública ou o Ministério Público.


"

Obs1: quando a Lei fala de prazo em quádruplo para “contestar” isso significa prazo em quádruplo para apresentar resposta (art. 297 do CPC). Dessa forma, a Fazenda Pública possui prazo em quádruplo para apresentar contestação, exceção ou reconvenção.

Obs2: o prazo para que a Fazenda Pública ou o MP apresente contrarrazões é simples, considerando que não está abrangido pelo art. 188 do CPC."

Qualquer recurso? A questão ficou errada quando disse "qualquer". Por exemplo, não vai existir contrarrazões no recurso de Embargos de declaração...

O prazo não é em quádruplo para contestar e dobro para recorrer no caso de Fazenda Pública e Ministério Público??

Sim Rodrigo, conforme preceitua o art. 188 do CPC. 
Ocorre que a questão falou sobre o prazo para apresentar contrarrazões ao recurso, e não o recurso em si. E o entendimento é de que para apresentar contrarrazões deve ser obedecido o prazo simples, e não em dobro. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo