No que diz respeito à função de organização, julgue o item.A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: Quadrix Órgão: CRF - SE Prova: Quadrix - 2019 - CRF - SE - Administrador |
Q1152838 Administração Geral

No que diz respeito à função de organização, julgue o item.


A organização linear caracteriza‐se pela centralização das decisões e pela presença de linhas formais de comunicação.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em análise requer do candidato um entendimento sobre o que é Desenho Organizacional ou Estrutura Organizacional. Desenho Departamental é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação.

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais, entre elas: Hierárquica, Linha-staff, Funcional, Divisional, Geográfica, Matricial, por Projetos etc. Quanto à estrutura linear ou hierárquica, podemos afirmar que possui a autoridade centralizada em apenas um cargo, linhas formais de comunicação e centralização de decisões. Essas características fazem com que o número de subordinados diretos seja diminuído e, assim, a cadeia de comando seja extensa. Com isso, podemos representa-la em forma de uma pirâmide. Como exemplo, podemos citar a organização da Igreja Católica e a organização das estruturas militares. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.

GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Certo

Organização linear : A organização linear é um tipo de estrutura organizacional que apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear (ou autoridade linear), baseada na unidade de comando e que é o oposto da supervisão funcional proposta pela Administração Científica. Fayol e seus seguidores discordam da supervisão funcional por acharem que ela constitui uma negação da unidade de comando, princípio vital para a coordenação das atividades da organização. Na organização linear, os órgãos de linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização, seguem rigidamente o princípio escalar (autoridade de comando). Para que os órgãos de linha possam se dedicar exclusivamente a suas atividades especializadas, tornam-se necessários outros órgãos prestadores de serviços especializados estranhos às atividades dos órgãos de linha. Esses órgãos prestadores de serviços - denominados órgãos de staffou de assessoria - fornecem aos órgãos de linha serviços, conselhos, recomendações, assessoria e consultoria, que esses órgãos não têm condições de prover por si próprios. Esses serviços e assessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Assim, os órgãos de staff não obedecem ao princípio escalar nem possuem autoridade de comando em relação aos órgãos de linha. Sua autoridade - chamada autoridade de staff - é autoridade de especialista e não autoridade de comando.

Características da Organização Linear:

a)linhas formais de comunicação:

b)autoridade linear ou unica;

c)centralização das decisões;

d)aspecto piramidal:

Fonte: Chiavenato.

GABARITO: CERTO

COMPLEMENTANDO:

Estrutura linear é a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

Autoridade linear ou única;

Linhas formais de comunicação;

Centralização das decisões;

Aspecto piramidal

Estrutura funcional é a forma estrutural que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis. Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

Autoridade funcional ou dividida;

Linhas diretas de comunicação;

Descentralização das decisões;

Ênfase na especialização

Estrutura linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, com o predomínio da estrutura linear, a fim de reunir as vantagens destes dois tipos e reduzir as desvantagens. Apesar de seguir as características básicas da estrutura linear, diferencia-se dela no que diz respeito à presença de órgãos de apoio junto aos gerentes de linha (staff).As atividades de linha estão diretamente ligadas aos objetivos básicos da organização, enquanto as atividades de staff estão ligadas indiretamente. Os órgãos que executam as atividades-fins da organização são consideradas de linha e o restante das atividades são consideradas staff.A autoridade nos órgãos de linha é linear, ou seja, os órgãos são decidem e executam as atividades principais. Já a autoridade nos órgãos de staff é de assessoria, de planejamento e controle, de consultoria e recomendação, isto é, autoridade funcional.

Autoridade de linha: linear; absoluta, total; cadeia escalar, relação hierárquica entre chefe e subordinado;

Autoridade de staff: funcional; relativa, parcial; especialização, relação de consultoria, de assessoria;

FONTE: https://www.wrprates.com/estruturas-organizacionais/amp/

Bastante lembrar do militarismo

GABARITO: CERTO

LINEAR (OU CLÁSSICA): Constitui a forma estrutural mais simples e antiga, tendo sua origem na hierarquia militar. O nome linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade, entre superior e subordinado. A autoridade linear é uma decorrência do princípio da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém.

As suas características são:

- Autoridade linear ou única: unidade de comando, cada subordinado só se reporta a um chefe, por isso dizemos que apresenta linhas de cadeia de comando.

- Linhas formais de comunicação: as comunicações entre os órgãos ou cargos da organização são feitas unicamente através das linhas existentes no organograma. Cada administrador centraliza as comunicações.

- Centralização das decisões: como cada linha de comunicação liga cada órgão ou cargo ao seu superior e sucessivamente até a cúpula da organização, a autoridade linear que comanda toda a organização centraliza-se no topo.

- Aspecto piramidal: em decorrência da centralização da autoridade e da autoridade linear, à medida que se sobe na escala hierárquica, diminui o número de cargos ou órgãos.

Vantagens:

- Autoridade única.

- Indicado para pequenas empresas.

- Mais simples e econômicas.

- Facilita a unidade de mando e disciplina (disciplina rígida).

- Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.

Desvantagens:

- Tendência burocratizante.

- Diminui o poder de controle técnico.

- Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.

- Comunicação demorada e com distorções.

- Sobrecarrega a direção e as chefias.

- Não favorece o espírito de cooperação e equipe.

Profº Petronio Castro - Loja do Concurseiro.

Linear

*** Organização Militar

***Unidade de Comando

*** Centralização das decisões

*** pirâmide

*** hierarquia verticalizada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo